Início » Economia » China faz sua maior aquisição de uma empresa estrangeira
AGRONEGÓCIO

China faz sua maior aquisição de uma empresa estrangeira

Estatal ChemChina desbanca Monsanto e fecha a compra da fabricante suíça de sementes e agrotóxicos Syngenta por US$ 43 bilhões

China faz sua maior aquisição de uma empresa estrangeira
Syngenta era cobiçada pela gigante americana do agronegócio Monsanto há anos (Foto: Divulgação)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Europa sempre vilanizou a Monsanto. Durante anos, as autoridades europeias bloquearam as tentativas ousadas da gigante americana do agronegócio de promover a venda de alimentos geneticamente modificados no continente. Agora os esforços da Monsanto para comprar a Syngenta, uma fabricante suíça de sementes e agrotóxicos, foram frustrados definitivamente.

Nesta quarta-feira, 3, o conselho da Syngenta anunciou que aprovou uma oferta da China National Chemical Corp, ou ChemChina, uma empresa estatal, para comprar a empresa. O negócio, fechado em US$ 43 bilhões, representa a maior aquisição estrangeira por uma empresa estatal chinesa da história. A Syngenta havia rejeitado as propostas da Monsanto, em parte, porque antecipava enfrentar uma longa e árdua batalha antitruste nos tribunais europeus.

A venda para a ChemChina, uma empresa de agronegócio muito menor que a Monsanto, tem boas chances de ser aprovada rapidamente, especialmente na China, onde as autoridades estão ansiosas para reforçar a segurança alimentar.

O presidente chinês, Xi Jinping, declarou as pesquisas em tecnologias geneticamente modificadas uma prioridade nacional. Assim, quando um raro troféu como a Syngenta foi posto à venda, as autoridades chinesas estavam prontas com um cheque em branco em mãos.

Fontes:
Economist - Feeding the dragon: ChemChina and Syngenta

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *