Início » Economia » China registra maior inflação desde 2008
China

China registra maior inflação desde 2008

Principal motivo foi aumento no preço dos alimentos

China registra maior inflação desde 2008
Wen Jiabao reconheceu dificuldade do governo chinês na manutenção da meta inflacionária

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), principal indicador da inflação, subiu a 6,4% em junho na China, na comparação anualizada. Este é o maior nível registrado desde o mesmo mês de 2008, informou neste sábado, 9, o Bureau Nacional de Estatísticas (BNE).

O principal motivo da alta foi o encarecimento dos alimentos, que contribuem com um terço da despesa no IPC e cujo preço subiu 14,4% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2010. Com exceção dos produtos alimentícios, os preços tiveram um aumento de 3% em junho, contra 2,9% de maio, informa o BNE. A inflação chinesa foi maior nas zonas urbanas do país asiático, com 7%, contra 6,2% nas áreas rurais. Em maio, a inflação registrada foi de 5,5%.

Em junho, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, reconheceu que o governo vem encontrando dificuldades para alcançar o objetivo de 4%, após aplicar medidas como a restrição dos créditos bancários mediante o aumento do depósito compulsório, e o aumento das taxas de juros em cinco ocasiões desde outubro, a última delas, nesta semana. Embora analistas assegurem que a pressão inflacionária diminuirá no segundo semestre do ano, as medidas governamentais para conter o encarecimento dos preços provocaram o temor de que ocorra uma freada forte na segunda maior economia do globo, o que traria graves consequências para o resto do mundo.

Fontes:
Folha.com - "Inflação chinesa alcança em junho seu máximo em três anos"

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *