Início » Economia » Comitê rejeita proposta de Trump para incentivar usinas de carvão
ESTADOS UNIDOS

Comitê rejeita proposta de Trump para incentivar usinas de carvão

Decisão unânime entre os membros da comissão foi inesperada, ainda mais quando três deles eram indicados do presidente

Comitê rejeita proposta de Trump para incentivar usinas de carvão
Analistas publicaram no mês passado que o plano custaria US$ 10,6 bilhões ao ano aos americanos (Foto: Wikimedia)

Na última segunda-feira, 8, a Comissão Federal de Regulação Energética (FERC, na sigla em inglês) rejeitou a proposta do governo Trump de incentivar as usinas nucleares e as de queima de carvão.

A decisão foi inesperada, ainda mais por ser unânime entre os cinco membros do painel. Três deles foram nomeados pelo próprio presidente americano. No ano passado, o secretário de Energia, Rick Perry, propôs que o governo desse incentivos fiscais para estas usinas para evitar problemas na rede energética do país.

No entanto, analistas publicaram no mês passado que o plano custaria US$ 10,6 bilhões ao ano aos americanos. Para piorar, o dinheiro seria usado em algumas das usinas mais velhas e mais poluidoras do país, segundo um relatório de dois grupos de pesquisa: a Iniciativa de Política Climática e a Inovação Energética.

A FERC também declarou que apesar do que o governo tem dito, não há evidência de que o fechamento de usinas de carvão ameace a rede de energia do país.

A gigante Apple foi uma das empresas contra a proposta do governo, dizendo que isso iria inibir a inovação e a competição, além de interferir nos planos de aumentar a o uso de energia limpa, como energia solar e eólica.

Os cinco membros da comissão concordaram com críticos que dizem que não há evidência de ameaça na rede energética do dia a dia que justifique uma ação de emergência como a sugerida por Perry. A FERC também disse em sua decisão que vai lançar um novo processo para avaliar a resiliência da rede de energia nacional.

Fontes:
The Guardian-Energy agency rejects Trump plan to prop up coal and nuclear power plants
Uol-Comitê rejeita plano de Trump de reativar indústria do carvão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *