Início » Economia » Copom eleva juros para 12,25% ao ano
Banco Central

Copom eleva juros para 12,25% ao ano

Trata-se do maior patamar desde julho de 2011, quando os juros estavam em 12,5%

Copom eleva juros para 12,25% ao ano
Decisão do Copom foi unânime (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou em 0,50 ponto porcentual a taxa básica de juros (Selic), de 11,75% para 12,25% ao ano.

Trata-se do maior patamar desde julho de 2011, quando os juros estavam em 12,5%. A decisão do Copom, anunciada nesta quarta-feira, 21, foi unânime.

Foi o terceiro aumento consecutivo na taxa básica de juros da economia brasileira. A decisão de aumentar a Selic já era esperada por analistas econômicos.

Em nota, o Banco Central ressaltou que, “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p. [ponto percentual], para 12,25% a.a. [ao ano], sem viés”, retirando do comunicado a expressão “parcimônia”, que estava presente na nota da reunião anterior, em dezembro.

Esta foi a primeira reunião do Copom com os integrantes da nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff (PT), que vem adotando medidas impopulares, como aumento de impostos. A política econômica de Dilma tem sido muito criticada, incluindo a inflação em alta. O governo tenta recuperar confiança do mercado.

A taxa básica de juros é utilizada pelo Banco Central para tentar controlar o consumo e a inflação, ou estimular a economia. A próxima reunião do Copom será no fim de março, em Brasília.

Fontes:
Uol - Na estreia da equipe econômica, BC sobe juros a 12,25%, recorde em 3,5 anos

2 Opiniões

  1. jovelino bispo vieira disse:

    O PT PERDEU TODA CREDIBILIDADE NESSES 12 ANOS, “TIROU DO TUMULO” A FAMIGERADA INFLACAO, DEU FIM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, FORA ESSE “TISUNAME DE CURRUPCAO” QUE ENVOLVE O “PT”, TUDO ISSO AFASTA POSSIVEIS INVESTIDORES

  2. Poucas Trancas disse:

    De ponto a ponto percentual até fim de 2015 estaremos no patamar de 30 ou 40 pontinhos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *