Início » Economia » Copom mantém taxa básica de juros em 14,25% ao ano
Banco Central

Copom mantém taxa básica de juros em 14,25% ao ano

Decisão já era esperada por analistas do mercado financeiro

Copom mantém taxa básica de juros em 14,25% ao ano
Taxa de juros segue no maior nível desde julho de 2006 (Fonte: Reprodução/Fotos Públicas/Marcos Santos/USP Imagens)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 2, manter a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em 14,25% após sete altas consecutivas.

Apesar disso, os juros seguem no maior nível desde julho de 2006. Este ciclo de alta começou em outubro do ano passado. Em setembro, a Selic estava em 11% ao ano.

A decisão do Copom já era esperada por analistas do mercado financeiro. Após a reunião nesta quarta, o Banco Central afirmou que, “avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 14,25% ao ano, sem viés. O Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”.

A decisão do Banco Central de manter os juros elevados é uma tentativa de controlar o crédito e o consumo, e segurar a inflação. Ao mesmo tempo, no entanto, com o crédito e o investimento mais caros, a Selic elevada prejudica o nível de atividade da economia e a geração de empregos.

Fontes:
G1 - Após 7 altas seguidas, Copom mantém juros em 14,25% ao ano

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *