Início » Economia » Copom mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano
BANCO CENTRAL

Copom mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano

Trata-se da terceira manutenção seguida da taxa Selic — em seu menor patamar histórico — após 12 cortes consecutivos

Copom mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano
A previsão é de que a Selic chegue a 8% no próximo ano (Fonte: Reprodução/Flickr)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 1º, por unanimidade, manter a a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 6,5% ao ano.

A medida já era aguardada por especialistas do mercado financeiro. Trata-se da terceira manutenção seguida da taxa Selic — em seu menor patamar histórico — após 12 cortes consecutivos entre outubro de 2016 e março de 2018, quando passou de 14,25% ao ano para 6,5% ao ano.

Analistas preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira fique neste mesmo patamar até o fim do ano. A previsão é de que a Selic chegue a 8% no próximo ano.

Em comunicado, o Copom afirmou que “a evolução do cenário básico e do balanço de riscos prescreve manutenção da taxa Selic no nível vigente. O Copom ressalta que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

O texto diz ainda que “indicadores recentes da atividade econômica refletem os efeitos da paralisação no setor de transporte de cargas, mas há evidências de recuperação subsequente. O cenário básico contempla continuidade do processo de recuperação da economia brasileira, em ritmo mais gradual do que aquele esperado antes da paralisação”.

Fontes:
G1 - Copom decide manter Selic em 6,5% ao ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *