Início » Economia » Copom reduz juros para 6,5% ao ano
BANCO CENTRAL

Copom reduz juros para 6,5% ao ano

Foi o 12º corte consecutivo na taxa Selic

Copom reduz juros para 6,5% ao ano
Com o novo corte, a taxa Selic atingiu uma nova mínima histórica (Fonte: Reprodução/Shutterstock)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em 0,25 ponto percentual, de 6,75% para 6,5% ao ano.

A decisão, anunciada nesta quarta-feira, 21, ocorreu por unanimidade e já era esperada pelo mercado financeiro. Foi o 12º corte consecutivo na Selic.

Com o novo corte, a taxa Selic atingiu uma nova mínima histórica. O atual ciclo de redução dos juros começou em outubro de 2016.

O Copom sinalizou, em comunicado, que deve continuar a reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira na próxima reunião, em maio. Posteriormente, no entanto, deve interromper o ciclo de quedas.

“Para a próxima reunião, o comitê vê, neste momento, como apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional. O comitê julga que este estímulo adicional mitiga o risco de postergação da convergência da inflação rumo às metas […] Para reuniões além da próxima, salvo mudanças adicionais relevantes no cenário básico e no balanço de riscos para a inflação, o comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, ressaltou o Copom.

A taxa Selic é a principal ferramenta do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Fontes:
EBC - Banco Central reduz juros básicos da economia para 6,5% ao ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *