Início » Economia » Copom reduz taxa de juros para 7,5% ao ano
BANCO CENTRAL

Copom reduz taxa de juros para 7,5% ao ano

Trata-se do menor valor para taxa básica de juros desde abril de 2013

Copom reduz taxa de juros para 7,5% ao ano
Decisão de reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual foi tomada por unanimidade (Fonte: Reprodução/Thinkstock/Veja)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira, 25, a redução da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, em 0,75 ponto percentual.

A decisão de reduzir a Selic de 8,25% para 7,5% ao ano, o nono corte consecutivo, foi tomada por unanimidade. Trata-se do menor valor para taxa básica de juros desde abril de 2013, quando a Selic estava em 7,25%.

A redução já era esperada pelo mercado. O Copom reduziu, no entanto, o ritmo de corte dos juros, que nas últimas quatro reuniões foi de 1 ponto percentual. A desaceleração já havia sido apontada pelo próprio Banco Central.

A expectativa do mercado é de que a autoridade monetária encerre em breve o ciclo de cortes nos juros, que começou em outubro do ano passado, por causa do baixo nível de inflação.

Analistas consultados pelo Boletim Focus preveem um corte de 0,5% na reunião do comitê marcada para dezembro, com a Selic chegando a 7%. A expectativa é de que a taxa básica de juros permaneça neste patamar até o fim de 2018.

Em nota, o Copom afirmou que, “para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização [corte dos juros], o comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária”.

Ainda de acordo com o Banco Central, “o comitê julga que o cenário básico para a inflação tem evoluído conforme o esperado. O comportamento da inflação permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”.

Fontes:
Veja - Copom corta Selic a 7,50% e taxa se aproxima de nível mínimo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *