Início » Economia » ‘Demitir a chefe não vai salvar a Petrobras’, diz ‘Economist’
Saída de Graça

‘Demitir a chefe não vai salvar a Petrobras’, diz ‘Economist’

Revista inglesa afirma que Graça Foster não tem culpa pela maior parte dos problemas da estatal, onde quem dá as cartas é o governo

‘Demitir a chefe não vai salvar a Petrobras’, diz ‘Economist’
Graça Foster não pode ser responsabilizada por todas as mazelas da estatal, diz revista (Reprodução/Reuters)

“A Petrobras costumava maravilhar o mundo do petróleo com sua experiência na extração do recurso a milhares de metros abaixo do nível do mar. Agora, a gigante do petróleo brasileira é mais conhecida por explorar um tipo completamente diferente de profundeza”.

Não é preciso esclarecer que o novo poço explorado pela Petrobras ao qual a reportagem da revista Economist, publicada nesta quarta-feira, 4, se refere, é o escândalo multibilionário de corrupção, a montanha de dívidas e a imensa perda de valor sofridos pela maior estatal do Brasil sob o olhar no mínimo desatento da mulher prestes a se tornar ex-presidente da empresa, Maria da Graça Foster.

Leia também: Dilma vai tirar Graça Foster do comando da Petrobras

O principal motivo da reportagem é informar aos leitores que, sucumbindo à pressão, a presidente Dilma finalmente decidiu aceitar o pedido de renúncia de Foster na terça-feira. No entanto, diz a revista, Foster não pode ser culpada pela maior parte dos problemas da estatal. Quem dá as cartas por lá é o governo:

“O governo toma a maioria das decisões estratégicas na empresa. Estas incluíram exigir que a estatal contrate e compre peças do ineficiente setor de serviços local, o que levou a atrasos e custos gigantescos; construa refinarias caras no pobre Nordeste em nome do desenvolvimento regional; e que ela seja a única principal operadora dos vastos e ultraprofundos campos do pré-sal descobertos em 2006 na costa brasileira.”

A reportagem cita ainda o controle artificial do preço da gasolina, manobra usada pelo governo Dilma para conter a inflação, e a importação de petróleo e diesel a um preço superior àquele comercializado no Brasil, estratégia que custou à estatal estimados R$ 48 bilhões. Sem falar, claro, no megaescândalo de corrupção deflagrado em março, que abocanhava pelo menos 3% de todos os contratos assinados pela estatal, segundo o delator Paulo Roberto Costa.

É por tudo isso que, para salvar a empresa, não basta afastar Graça Foster. Antes de mais nada é preciso afastar o governo.

“A tarefa mais importante para o novo chefe da Petrobras é resistir à interferência do Estado. A ingerência do governo transformou a Petrobras na menos rentável das grandes empresas de petróleo no mundo, de acordo com um relatório publicado no ano passado pelo Credit Suisse”, diz a Economist.

Fontes:
Economist - Trouble at the top

15 Opiniões

  1. André Luiz de Jesus Silva disse:

    De fato Jovelino deve-se abrir todas as possibilidades de investigação, porém, no que tange ao pleito, considero tal situação impossível, diante da fraca tecnologia usada pelo Brasil em suas eleições. As urnas de “primeira geração” são ultrapassadas e não permitem que o processo passe por devida auditoria.

  2. jovelino bispo vieira disse:

    A saida da Dilma nao seria o suficiente ja que o vice que assumiria e da base aliada dela, e depois viriam Renan Calheiros e Levandovisk, acho que deveria haver uma investigacao do MPF e da PF em cima do processo eleitoral eletronico, se comprovada a fraude nas urnas eletronicas essa eleicao que elegeu Dilma seria anulada e novas eleicoes realizadas

  3. jovelino bispo vieira disse:

    FATO: um cartel de partidos curruptos comanda o pais, o mesmo que esta DEPREDANDO a outrora maior estatal do Brasil, ( PT, PP, PMDB) enquanto criminosos de colarinho branco como. RENAN CALHEIROS, LULA, DILMA,JABER BARBALHO, FAMILIA SARNEI, MALUF, COLLOR, e outros da mesma laia estiverem infestando e contaminando a politica Brasileira nada vai mudar, sem falar no que disse Paulo Roberto Costa( homem de confianca do lula), o mesmo esquema montado na petrobras e repetido em toda obra ou instituicao de responsabilidade do governo federal, ou seja…BNDES, CORREIOS, CAIXA , e obras do PAC. como a eterna transposicao do rio Sao Francisco que embora esteja sempre no canteiro de obras ja foi inaugurada e reinaugurada varias vezes, ja teve o seu custo modificado muitas vezes, o rombo provocado pela petrobras foi estipulado em 88 bilhoes, imaginem com a investigacao estendida pra essas outras instituicoes

  4. dragaoforte disse:

    Se nosso sistema judicial fosse sério…todos deveriam ser presos…DILMA, LULA…RENAN…SARNEY..E A CORJA COMPLETA….

    E os hospitais??????
    E as escolas??????
    E as Estradas????
    E a Energia?????
    E a água??????

    Somos um povo COVARDE!!!!!!!!!!

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    Para não escrever muito, nesta altura do petrolato o único meio é: IMPEACHMENT DE DILMA E PRENDER TAMBÉM O LULA POIS É ELE O ELO ENTRE TODOS QUE PARTICIPARAM DA DIVISÃO DE NOSSO REAIS.

  6. Sandra disse:

    Acabo de ler que o mensaleiro José Dirceu está indicando nomes para a presidência da Petrobrás…A única solução é a sugerida por Carlos U Pozzobon.FORA DILMA! FORA O PT!

  7. Honorio Tonial disse:

    Até que Lucifer e Eva desfilarem imunes o Eden brasileiro apodrecerá as maças.

  8. Joma Bastos disse:

    …”construa refinarias caras no pobre Nordeste em nome do desenvolvimento regional”…
    Os Sul-Coreanos queriam construir uma refinaria no Pecém-Ceará, exatamente na mesma zona industrial aonde construíram a Siderúrgica, e nem a Petrobras nem o Governo deixaram esse projeto avançar, com a velha desculpa que uma refinaria no Brasil deveria ser uma empresa pública, gerida somente com capital do governo brasileiro. E agora há que exportar o petróleo bruto e importá-lo refinado, com os largos custos que isso acarreta.

  9. Wandercy disse:

    Na realidade os maiores culpados de tudo isto são os pais do mensalão e do petrolão, pois foram eles que indicaram o Gabrielli e ela foi presidente do conselho da empresa, logo, estes sim são os maiores responsáveis, tenho certeza que antes da Graça Foster falar na semana passada para os investidores, colocou a Dilma ciente do iria dizer, pois ela e os outros devem pedir autorização até para irem a casinha (toilete); é assim que eles tratam os companheiros.

  10. Wandercy disse:

    Na realidade os maiores culpados de tudo isto são os pais do mensalão e do petrolão, pois foram eles que indicaram o Gabrielli e ela foi presidente do conselho da empresa, logo, estes sim são os maiores responsáveis, tenho certeza que antes da Graça Foster falar na semana passada para os investidores, colocou a Dilma ciente do iria dizer, pois ela e os outros devem pedir autorização até para irem a casinha (toilete); é assim q

  11. Samareni disse:

    Muitas vezes tomamos decisões precipitadas, mas ela aguentou ainda muito tempo assumindo uma estatal que a muitas beneficiou e nenhum dos beneficiários querem assumir, por que ela terá esta missão, só sei que o combustível aumenta a cada mês, será que as reivindicações que foram mostrado na copa foi apenas para dar mídia para os gringos, e hoje com todo esses aumentos aonde está as manifestações, acabaram?

  12. Miguel disse:

    Quem tem que ser demitidos são a Dilma e o Lula.
    Impeachment da Dilma já e isolamento total do Lula.

  13. Carlos U Pozzobon disse:

    Agora o mundo mudou de tom e deixou de louvar o governo brasileiro, a despeito de todas as críticas que se fazia à imprensa internacional. Caiu a ficha, mas esta imprensa ainda continua confusa e trocando números. Por exemplo, dizer que a Petrobras importava diesel e gasolina a preços superiores ao vendido na bomba, quando o barril estava em 100 dólares. Não convence: o governo retirou a CIDE para dar de lambuja para a Petrobras e pelos preços da gasolina fora daqui, o lucro era enorme. Mas não adianta ter lucro quando o modelo de gestão se confunde com a roubalheira a serviço do Planalto. Neste caso, a desculpa dos preços internos serve como cortina de fumaça que a imprensa não consegue enxergar em meio as mistificações diárias que partem do oligopólio. A Petrotralha não tem mais solução a não ser aumentar vertiginosamente seus lucros e isto significa aumentos consecutivos do preço da gasolina. FORA DILMA!!!!

  14. Plinio disse:

    E a tucanada acoa e zurra!!

  15. Roberto1776 disse:

    PRIVATIZAÇÃO IMEDIATA.
    Essa é a única solução para a única petroleira no mundo que dá prejuízo.
    Fernando Henrique poderia ter nos poupado deste vexame e deste prejuízo patrocinado pelo abominável PaTê,

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *