Início » Economia » Dilma deve fazer visita ao Irã ainda neste ano
DIPLOMACIA

Dilma deve fazer visita ao Irã ainda neste ano

A presidente Dilma Rousseff anunciou que reforçará as relações econômico-comerciais com o Irã e planeja visita inédita ao país ainda neste ano

Dilma deve fazer visita ao Irã ainda neste ano
Dilma quer reforçar as relações econômicas e comerciais com o Irã após o fim das sanções da ONU (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidente Dilma Rousseff acertou nesta quinta-feira, 11, com o embaixador iraniano, Mohammad Ali, novas parcerias comerciais e está planejando uma visita a Teerã ainda em 2016. O compromisso da presidente visa reforçar as relações econômicas e comerciais entre os países após o anúncio do fim das sanções da ONU. O presidente iraniano, Hassan Rohani, deverá fazer uma visita ao Brasil até 2017.

Segundo o embaixador Ali, o governo iraniano tem interesse em comprar itens produzidos no Brasil, como táxis a gás em grande quantidade, ônibus, caminhões e máquinas agrícolas. O embaixador ainda afirmou que o país quer importar aviões da Embraer para reativar a aviação regional do Irã, já que o setor foi prejudicado pelas sanções internacionais.

Em troca, Dilma, o chanceler Mauro Viana e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, demonstraram interesse no petróleo iraniano, considerado de alta qualidade, e nas indústrias de bio e nanotecnologia do país. As novas parcerias entre os dois países tendem a aumentar o volume de intercâmbio e diversificar a pauta de exportação brasileira, que atualmente tem maior foco em produtos básicos.

O fim das sanções impostas pela ONU ao Irã, devido ao desenvolvimento do programa nuclear no país, pode significar uma retomada de uma relação que teve bastante força durante os mandatos do ex-presidente Lula – de 2003 a 2010. Em um período de dez anos (entre 2002 e 2012), o intercâmbio comercial subiu de US 500 milhões para US$ 2,18 bilhões. No entanto, reduziu para US$ 1,66 bilhão em 2015.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Presidente Dilma Rousseff fará neste ano visita inédita ao Irã

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Dona Dilma está certa desta vez. O Irã precisa de aliados no ocidente e o Brasil precisa entrar no clube atômico – do contrário no século XXII estaremos como a África está hoje (talvez pior). E os europeus e americanos não vão nos passar esse conhecimento.

  2. helo disse:

    Esta viagem ao Irã poderá dar mais resultados para o país que as feitas ao Panamá, Portugal, Venezuela ou Bulgária.

  3. olbe disse:

    Agora entendi…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *