Início » Economia » É preciso ter sorte para conseguir um trabalho, literalmente
Espanha

É preciso ter sorte para conseguir um trabalho, literalmente

Prefeito de uma pequena cidade espanhola decidiu sortear trabalhos para limpar prédios públicos, varrer ruas e trabalhar no setor de construção

É preciso ter sorte para conseguir um trabalho, literalmente
Sorteios definem quem serão os trabalhadores do mês (Fonte: Reprodução/Montagem/BBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O prefeito da cidade espanhola de Alameda, Juan Lorenzo Piñera, optou por uma alternativa bem incomum para selecionar os moradores para os trabalhos disponíveis na prefeitura. Trata-se de uma espécie de “loteria”.

Leia também: Pobreza ameaça mais pessoas na Europa
Leia também: A ‘geração perdida’ dos países ricos
Leia também: Na Espanha, mais de 500 famílias perdem suas casas todos os dias

O cenário negativo em decorrência da crise econômica que ora assola a Espanha, e que reflete diretamente na pequena cidade de Alameda, onde um em cada três moradores está desempregado, fez com que o prefeito decidisse sortear os trabalhos para limpar prédios públicos, varrer ruas e trabalhar no setor de construção.

A crise mudou a rotina da cidade de 5,6 mil habitantes que é cerca de plantações de oliveira. O prefeito conta que muitas pessoas foram expulsas de suas casas, e que outras vão à prefeitura pedir comida.

Obras públicas suspensas: falta dinheiro

Oito mulheres de um total de 600 candidatas são sorteadas todos os meses para limpar os prédios da prefeitura, o que lhes rende € 650 por quatro horas de trabalho por dia durante um mês.

Já os homens vinham participando de um sorteio para serviços de pedreiro, que, no entanto, foram suspensos há alguns meses por que não há mais dinheiro para financiar obras públicas. Os homens da cidade passaram então a trabalhar na colheita das oliveiras, ocupando vagas que eram tradicionalmente das mulheres.

A prefeitura de Alameda também realiza um sorteio a cada três meses para varrição das ruas. Cerca de 200 homens e mulheres se candidatam.

Fontes:
BBC Brasil - Crise faz prefeitura criar 'loteria' de emprego na Espanha

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *