Início » Economia » Eclipse solar na Europa preocupa sistema de energia elétrica
Energia solar

Eclipse solar na Europa preocupa sistema de energia elétrica

Atualmente, a geração de energia solar equivale a pelo menos 10,5% de toda a eletricidade produzida por fontes renováveis na Europa

Eclipse solar na Europa preocupa sistema de energia elétrica
Eclipse poderia afetar países como a Alemanha, que agora recebe mais de um quarto de sua eletricidade a partir de geradores de energias renováveis (Reprodução/BlueSol)

Um eclipse solar previsto para o próximo mês pode interromper o fornecimento de energia elétrica na Europa. Os operadores do sistema de energia elétrica tem alertado para o perigo, pois muitos países do continente agora usam energia solar.

“O risco de incidente não pode ser completamente descartado”, disse a Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão de Eletricidade (ENTSO-E), na última segunda-feira, 23, acrescentando que o eclipse de 20 de março seria “um teste sem precedentes para o sistema de eletricidade da Europa”.

A energia solar cobria apenas 0,1% de toda a eletricidade produzida por fontes renováveis na Europa perto do último grande eclipse solar na Europa, ocorrido em 1999, de acordo com a ENTSO-E. Mas desde então, a geração de energia solar subiu para pelo menos 10,5%, assim que países começaram a subsidiar energia verde para atender as metas de energias renováveis da União Europeia (UE).

A ENTSO-E disse que o eclipse poderia afetar países como a Alemanha, maior economia europeia, que agora recebe mais de um quarto de sua eletricidade a partir de geradores de energias renováveis e, como outras nações da UE, está ligado a sistemas de rede de países vizinhos.

Operadores do sistema de energia estão planejando realizar teleconferências especiais em toda a Europa durante o período do eclipse e vai “recorrer aos procedimentos usuais de emergência, para proteger o sistema, caso seja necessário”, disse o grupo.

No entanto, Patrick Graichen, diretor executivo do Agora Energiewende, uma think-tank de energias renováveis em Berlim, disse que o eclipse de 20 de março provavelmente não causará nenhum problema, porque há várias maneiras bem conhecidas de balanceamento de fontes de energia, além do fato de que há muito tempo para planejar isso. Mas o eclipse ainda será um teste para a flexibilidade do sistema de energia europeu, porque ele vai ter de se adaptar a uma mudança mais brusca na geração de energia solar do que ocorreria normalmente, especialmente se for um dia ensolarado e todas as estações de energia solar estiverem produzindo a plena carga.

Fontes:
The Financial Times-Solar eclipse puts Europe’s power supplies at risk

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *