Início » Vida » Ciência » A importância de brinquedos tradicionais
ESTUDO

A importância de brinquedos tradicionais

Pesquisa aponta que pais consideram brinquedos como massinha de modelar e ioiôs mais importantes que dispositivos eletrônicos para a formação da criança

A importância de brinquedos tradicionais
Brinquedos são essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Segundo um estudo do site de comércio eletrônico Very.co.uk, microscópios, massinha de modelar e kits de mágica constam na lista dos 30 brinquedos que os pais acham fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

A pesquisa realizada com 2 mil pais revelou que eles querem que os filhos substituam os dispositivos eletrônicos por brinquedos tradicionais como kits de química e de mágica, ioiôs e lápis de colorir, que tiveram um papel importante na infância deles como um estímulo à imaginação e à criatividade.

De acordo com Andrew Roscoe da Very.co.uk, os brinquedos são essenciais para o desenvolvimento e a educação de uma criança. “Os brinquedos podem despertar o interesse por uma carreira ou um hobby. É importante que as crianças brinquem com todos os tipos de brinquedos, desde carrinhos, bonecas, ursos de pelúcia, kits de ferramentas, telescópios, entre outros.”

Mais de dois terços dos pais entrevistados disseram que os filhos brincam com os mesmos brinquedos que eles brincavam quando crianças. Isso mostra que os brinquedos tradicionais são atemporais, ao contrário dos jogos e dispositivos eletrônicos, que são substituídos com frequência por novos gadgets.

A pesquisa também mostrou que 52% dos entrevistados achavam que o brinquedo ideal tinha de ser divertido, enquanto que para 44% era importante que eles estimulassem a criatividade. Quatro em cada dez adultos disseram que os brinquedos deviam ter uma função educativa.

Na opinião da especialista em desenvolvimento infantil e porta-voz da Very.co.uk, Anita Cleare, distrair-se com jogos e brinquedos é fundamental para o desenvolvimento das crianças. É assim que elas exercitam seus cérebros, aprendem a solucionar problemas, a serem criativas e a se socializarem.

“Alguns dos melhores brinquedos são os que incentivam as crianças a brincar com amigos ou com a família, porque as ajuda em seu desenvolvimento social e emocional. Brinquedos como o Lego estimulam a imaginação, os jogos de tabuleiro desenvolvem o pensamento complexo e os quebra-cabeças são ótimos para o exercício mental. As crianças precisam de brinquedos que despertem sua imaginação ou um talento em potencial. É possível que um kit de ciência ou uma caixa de ferramentas signifiquem o início de um interesse que evoluirá ao longo da vida”, diz Cleare.

 

Leia também: Brincar, imaginar e criar é pra já!

Fontes:
Independent-Adults want children to play with ‘traditional’ toys such as board games and science kits, study finds

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *