Início » Economia » Internacional » Boeing admite que falha em sensor pode ter causado acidente aéreo na Indonésia
INTERNACIONAL

Boeing admite que falha em sensor pode ter causado acidente aéreo na Indonésia

Em comunicado, montadora americana diz que pilotos receberam informações incorretas de um dos sensores do avião

Boeing admite que falha em sensor pode ter causado acidente aéreo na Indonésia
Avião caiu no dia 29 de setembro, com 189 pessoas a bordo (Foto: Sutopo Purwo Nugroho/Twitter)

A Boeing admitiu, implicitamente, que a falha em um sensor pode ter sido a causa queda do Boeing 737 MAX 8, da Lion Air, que caiu no dia 29 de setembro, com 189 pessoas a bordo, cerca de 13 minutos após decolar do Aeroporto de Jacarta, capital da Indonésia.

Em um comunicado, a montadora americana disse que, antes da queda, os pilotos receberam informações incorretas de um sensor do avião, de acordo com os primeiros elementos revelados na caixa preta encontrada. “O comitê de segurança dos transportes indonésio indicou que o voo 610 da Lion Air recebeu informações errôneas de um dos sensores”, relatou o comunicado.

A Boeing publicou uma versão atualizada de seu manual de operações no qual indica ao operadores as medidas que a tripulação deve adotar nos casos em que os sensores transmitem informações errôneas.

Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), órgão que regula o setor de aviação dos EUA, cerca de 246 aviões do modelo 737 MAX, última versão do Boeing 737 (o avião comercial mais vendido do mundo) estariam afetadas pelo problema no sensor.

Conhecidos como “sensores de ângulo de ataque”, tais sensores relatam aos pilotos a inclinação da aeronave, indicando a possibilidade de uma perda de estabilidade.

Pouco antes da queda do avião, os pilotos solicitaram uma autorização para retornar ao aeroporto de origem. As autoridades indonésias revelaram que o aparelho sofreu diversos problemas técnicos nos últimos quatro voos, dentre eles, problemas nos sensores de incidência e nos que indicavam a velocidade do avião.

Durante um voo entre Bali e Jacar, os sensores de incidência mostraram um ângulo divergente em 20 graus, sendo que ambos precisavam estar alinhados para o total funcionamento. Será divulgado, até o final deste mês, um relatório preliminar sobre as causas do acidente.

 

Leia mais:  Indonésia localiza caixa-preta de avião que caiu com 189 pessoas

Fontes:
AFP-Boeing admite que sensor pode ser responsável por acidente na Indonésia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *