Início » Economia » Internacional » Buscas são retomadas na região do vulcão Ontake no Japão
Erupção inesperada

Buscas são retomadas na região do vulcão Ontake no Japão

O governo japonês confirmou a morte de 12 pessoas. Pelo menos 36 podem ter morrido na erupção

Buscas são retomadas na região do vulcão Ontake no Japão
O vulcão Ontake é o segundo maior do país e recebe um grande número de turistas (Reprodução/G1)

A operação de resgate foi retomada na manhã desta segunda-feira, 29 (horário local), na região da erupção do vulcão do monte Ontake, no Japão. O governo japonês confirmou a morte de pelo menos 12 pessoas. Outros 24 corpos ainda estão na montanha e não foram declarados mortos oficialmente. Conforme as autoridades locais, 63 ficaram feridas.

Leia mais: Mais de 40 pessoas ficam feridas após erupção de vulcão no Japão

Os trabalhos foram interrompidos devido à alta concentração de gases tóxicos nas proximidades do vulcão. As buscas envolvem cerca de 500 agentes, entre policiais, bombeiros e técnicos da Defesa Civil.

“Dos 303 montanhistas registrados no sábado antes da escalada (além dos mortos e feridos já localizados), não temos notícia de 8. O número de desaparecidos pode aumentar, poque alguns não se registraram”, conforme o porta-voz do governo.

O vulcão despertou inesperadamente ao meio-dia do último sábado, 27, lançando fumaça, cinzas e pedras. Mais de 300 pessoas realizavam caminhadas pelo local. Dezenas ficaram feridas pela queda de rochas e foram afetadas pela inalação da poeira.

As última erupção registrada no segundo maior vulcão do país ocorreu em 1979. O monte Ontake fica entre as províncias de Nagano e Gifu, a 200 km de Tóquio. Confira abaixo um vídeo mostrando o momento da erupção:

Fontes:
G1 - Japão retoma operações de resgate no vulcão Ontake
Folha de S. Paulo-Pelo menos 36 podem ter morrido em erupção de vulcão no Japão

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *