Início » Economia » Internacional » ‘Casa de Peter Pan’ será inaugurada como centro de literatura infantil
INTERNACIONAL

‘Casa de Peter Pan’ será inaugurada como centro de literatura infantil

O parque temático é resultado de um investimento de £ 8,5 milhões na casa onde o escritor de 'Peter Pan' brincou quando criança

‘Casa de Peter Pan’ será inaugurada como centro de literatura infantil
A casa possui poltronas confortáveis onde as pessoas podem se sentar e ler os inúmeros livros (Foto: Wikimédia / Darrin Antrobus)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em 25 de maio, a cidade de Dumfries, na Escócia, foi inaugurado o National Centre for Children’s Literature and Storytelling em uma casa em estilo georgiano, onde o escritor escocês JM Barrie brincou quando criança e, que mais tarde, o inspirou a escrever seu bestsellerPeter Pan.

O parque temático da moderna Terra do Nunca na casa Moat Brae, com o navio do capitão Gancho em tamanho real, além da Lagoa das Sereias e da Árvore do Nunca onde moravam Peter Pan e os meninos perdidos, é resultado de um investimento de £ 8,5 milhões na reforma da casa e do projeto de criar um centro de incentivo à leitura para crianças e jovens.

Barrie descreveu os cinco anos de sua infância como aluno de um colégio em Dumfries, como alguns dos mais felizes de sua vida.

Nesse período, ele se tornou amigo íntimo dos irmãos Stuart e Hal Gordon, que moravam em Moat Brae, uma casa imponente com um belo jardim de cedros e tulipas às margens do rio Nith. “Um lugar mágico que me inspirou a escrever o livro Peter Pan”, disse Barrie.

Construída em 1832, a casa Moat Brae estava abandonada após ter sido usada como um hospital e, em seguida, como casa de repouso para idosos. Três dias antes de ser demolida, os responsáveis pelo fundo Peter Pan Moat Brae decidiram reabri-la como um centro de literatura infantil, em 2011.

Em uma primeira etapa, o fundo arrecadou recursos para reformar a casa. Logo depois, com o apoio financeiro do National Lottery Heritage Fund, da Creative Scotland, do Historic Environment Scotland, do governo da Escócia e do conselho municipal da subdivisão administrativa de Dumfries and Galloway, o grupo encarregado da obra construiu novos prédios e um parque temático.

As exposições interativas e os brinquedos de época espalham-se pelos três andares da casa. Os visitantes têm o privilégio de ver o sino comprado por Barrie, que tocava sempre que a fada Sininho aparecia no palco na versão teatral original.

No livro, Peter Pan visitava escondido a casa de Wendy, onde sua mãe, a Sra. Darling, lia histórias para os filhos. Os curadores do projeto recriaram esse ambiente no sótão da casa. Os visitantes também passeiam pelo canil da cadelinha Naná e por um camarim com trajes e acessórios usados nas peças e nos filmes.

A casa tem poltronas confortáveis onde as pessoas podem se sentar e ler os inúmeros livros arrumados nas estantes. Os livros doados, que incluem obras clássicas da literatura infantil da Editora Ladybird e do escritor Michael Morpurgo, em breve constituirão o acervo de uma biblioteca comunitária.

“Nossa ideia é simples: queremos criar um mundo no qual a leitura seja parte integrante da formação de  crianças”, disse Simon Davidson, diretor do projeto Moat Brae.

“Queremos incentivar o hábito da leitura em crianças de todas as idades, sobretudo, nas com dificuldades físicas como as disléxicas ou nas que precisam de mais apoio no aprendizado por razões diversas.” 

Davidson acrescentou que os pesquisadores do centro estavam explorando o mundo novo das narrativas imersivas e interativas apresentadas em vídeos 360º, animação em realidade virtual e instalações transmídia em vários suportes, com ou sem óculos 3D. “Queremos descobrir novas formas de contar histórias em que os ouvintes também serão protagonistas.”

Fontes:
The Guardian - JM Barrie’s ‘Peter Pan house’ to open as children’s literature hub

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *