Início » Economia » Internacional » China desvenda novos segredos do lado oculto da Lua
INTERNACIONAL

China desvenda novos segredos do lado oculto da Lua

A sonda tem como propósito investigar o manto lunar para descobrir se a Lua foi formada após a colisão da Terra com um corpo celeste

China desvenda novos segredos do lado oculto da Lua
Segundo a teoria, a Terra sofreu um impacto com o corpo celeste (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em janeiro deste ano, a sonda chinesa Chang’e-4 conseguiu realizar, pela primeira vez, um pouso no lado escuro da Lua. Além de ser a pioneira em chegar à parte mais afastada do satélite, a sonda também conseguiu localizar a presença de olivina, mineral constituído por magnésio e ferro.

Atualmente a sonda tem como propósito investigar a composição do manto lunar para explicar a evolução da formação da Lua. De acordo com as descobertas, existe a especulação que a origem do satélite esteja
relacionada à colisão da Terra com um corpo celeste.

As recentes amostras revelaram os vestígios de olivina, que levou aos cientistas especularem sobre o manto lunar conter piroxena e olivina em quantidades iguais.

Como a olivina é um dos principais componentes do manto terrestre, esse fato poderia confirmar a teoria de que a Lua é resultado de algum material que a Terra perdeu após esse choque. Como a composição do solo ainda é desconhecida, a descoberta é considerada um fato de suma importância.

Segundo a teoria, a Terra sofreu um impacto com o corpo celeste de nome Theia. Com a colisão, algum material teria se desprendido, tornando-se, assim, a Lua. Desde então, a origem do satélite tem gerado debates entre as comunidades científicas.

A Chang’e-4 continuará a vasculhar o local para a retirada de novos materiais e, em 2020, a China planeja enviar uma nova sonda, a Chang’e-5, a qual teria o objetivo de regressar à Terra com as novas amostras recolhidas.

Fontes:
Agência Brasil-Missão espacial chinesa desvenda segredos do lado oculto da Lua

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *