Início » Economia » Internacional » China não reconhece decisão do Tribunal de Haia
MAR DA CHINA MERIDIONAL

China não reconhece decisão do Tribunal de Haia

Não há base legal para que a China reivindique o Mar da China Meridional como direito 'histórico', segundo tribunal internacional

China não reconhece decisão do Tribunal de Haia
Cerca de um terço do comércio global passa pelas águas do Mar da China Meridional todo o ano. O território é um dos mais disputados do mundo (Foto: Wikimedia)

O Tribunal de Haia decidiu nesta terça-feira, 12, que não há base legal para que a China reivindique o Mar da China Meridional como direito “histórico”. A decisão promete inflamar ainda mais as tensões regionais.

Leia mais: Disputas territoriais se agravam no Mar da China Meridional
Leia mais: Disputa em torno do mar da China Meridional aumenta tensão na região

A China imediatamente rejeitou a decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia, mas a decisão foi considerada uma grande vitória para aqueles que desafiam o controle de Pequim.

O tribunal também determinou que a China violou os direitos de soberania das Filipinas ao construir ilhas artificiais no local e causou danos irreparáveis aos recifes de corais da região. Imagens de satélites já mostraram barcos chineses aterrando recifes para construção de ilhas artificiais para pistas de pouso e portos para jatos e navios de guerra.

As Filipinas levaram o caso ao tribunal de Haia em janeiro de 2013 depois que a marinha chinesa tomou controle do Scarborough Shoal, uma grande área submersa da cadeia de recifes da principal ilha filipina, Luzon. A decisão de Haia pode inflamar ainda mais as tensões regionais, além da relação já complicada entre China e Estados Unidos. Cerca de um terço do comércio global passa pelas águas do Mar da China Meridional todo o ano. O território é um dos mais disputados do mundo.

Fontes:
The New York Times-Beijing’s South China Sea Claims Rejected by Hague Tribunal
The Washington Post-Beijing’s claims to South China Sea rejected by international tribunal
EBC-Tribunal de Haia decide disputa territorial no mar do sul da China

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *