Início » Economia » Internacional » É inaugurado o metrô de Paris
NESTA DATA

É inaugurado o metrô de Paris

O segundo metrô mais movimentado da Europa foi inaugurado em 19 de julho de 1900

É inaugurado o metrô de Paris
Estação Porte d'Auteuil do metrô de Paris (Foto: Wikimedia)

Em 19 de julho de 1900, depois de quase dois anos de trabalho, o metrô de Paris (Métropolitain) foi inaugurado com apenas oito estações da Linha 1, ligando a zona leste à oeste. Este é o segundo metrô mais movimentado da Europa, depois de Moscou, e um dos mais antigos do mundo.

As negociações para a construção do metrô ocorreram desde 1845 até ao final da segunda metade do século. A Câmara de Paris e o governo francês não entravam em um consenso de como o metrô deveria ser feito. No entanto, a população cada vez crescia mais, congestionando a cidade.

Apesar de a ideia de construir um sistema de transportes subterrâneos ser de meados do século XIX, a construção do metrô de Paris precisou de um impulso decisivo. No caso, a Expo de Paris, uma exposição internacional de produtos manufaturados. O metrô, de fato, ficou pronto a tempo do evento.

Logo depois da inauguração, 130 mil passageiros já o utilizavam diariamente. Os primeiros trens do metrô tinham três vagões de madeira, com dois tipos de instalações. Na primeira classe, os assentos eram de couro, e na segunda classe, havia bancos de madeira. No entanto, depois de um incêndio em 1903, passou-se a evitar os materiais facilmente inflamáveis. Desde então, os carros são construídos com metal leve e plástico.

 

 

Fontes:
DW-1900: Inauguração do metrô de Paris
Obvious-O MÉTRO DE PARIS: A EXPOSIÇÃO DO SECRETISMO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Thomas Korontai disse:

    Apresento uma controvérsia em elação a qual foi o segundo metrô do mundo: o de Budapest.
    Fácil comparar as datas e também o roteiro de 3,7km com bem mais do que 8 estações: https://en.wikipedia.org/wiki/Budapest_Metro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *