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Embalagem pode mudar o sabor da comida, diz designer

Aos 65 anos de idade, Louise Fili já fez embalagens para geleias, chás, vinhos, chocolates e sorvetes

Embalagem pode mudar o sabor da comida, diz designer
Antes e depois da embalagem do Gelato Fiasco (Foto: Divulgação/Louise Fili)

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A premiada designer Louise Fili já trabalhou fazendo capas de livros, pôsteres para metrô e até na produção de selos. Mas o que ela adora fazer é embalagem de comida.

Seu trabalho está em exibição na School of Visual Arts, em Manhattan, nos Estados Unidos, até o dia 10. Aos 65 anos de idade, ela já fez embalagens para geleias, chás, vinhos, chocolates e sorvetes. “É bem simples, apesar de soar estranho; um bom design de embalagem pode fazer com que a comida fique mais saborosa”.

Ela deu o exemplo da embalagem do Gelato Fiasco, que ela redesenhou em 2013. Antes o sorvete era vendido em uma embalagem barata de plástico. A designer substituiu a antiga embalagem por um elegante pote transparente, lacrado com uma fita adesiva. As vendas aumentaram.

O psicólogo Charles Spence já publicou diversos experimentos provando a relação entre sabor e apresentação. Ele percebeu que a Coca-Cola, por exemplo, ficava mais doce em uma lata vermelha.

Então, a apresentação do produto poderia enganar o cliente? Talvez. Fili diz que a primeira coisa que ela faz é provar o produto. “Eu só aceito o trabalho, se o produto for bom”.

Fontes:
Quartz-“Good packaging makes food taste better”: A design makeover master explains how

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