Início » Economia » Internacional » Erupção vulcânica causa transtornos no Havaí
MAIS DE 1,7 MIL DESABRIGADOS

Erupção vulcânica causa transtornos no Havaí

Mais de 1,7 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por conta da erupção do vulcão Kilauea

Erupção vulcânica causa transtornos no Havaí
Lava avança sobre a rua Hookapu, em Leilani Estates (Foto: USGS)

Na última quinta-feira, 3, o vulcão Kilauea entrou em erupção no Havaí. Desde então, 31 casas foram destruídas e mais de 1,7 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

Cientistas disseram que o vulcão ainda pode liberar mais lava por saídas adicionais, mas eles não foram capazes de dizer quando. Leilani Estates, uma subdivisão do distrito de Puna, é a que corre maior risco.

No dia seguinte à erupção, um terremoto de 6,9 de magnitude na escala Richter atingiu a região. Foi o maior terremoto no Havaí em 40 anos. No último sábado, 5, centenas de pequenos tremores continuaram a ocorrer.

A erupção liberou grande quantidade de dióxido de enxofre no ar, segundo a agência de defesa civil local. Inalar grande quantidade do gás pode resultar em queimaduras nas vias nasais e na garganta, além de gerar dificuldades respiratórias. O risco é maior entre idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Alguns residentes de Leilani puderam entrar em suas casas para pegar medicamentos, documentos e animais domésticos. “Por favor, os residentes de Leilani precisam de sua ajuda. Esta não é a hora para visitas. Você pode ajudar muito ficando fora da área”, disse a defesa civil, alertando que a polícia estabeleceu uma polítca de tolerância zero para saque e vandalismo na área.

O Kilauea e é um dos vulcões mais ativos do mundo, ele entra em erupção desde 1983. Há quase 30 anos, sua lava cobriu a cidade de Kalapna por cerca de um ano. Cada um dos episódios de atividade nos últimos 35 anos durou de meses a anos, por isso, não há como prever quanto tempo a atividade vulcânica vai durar, segundo o meteorologista Michael Guy.

Fontes:
The Guardian-Hawaii volcano: 31 homes destroyed by lava from vents created by Kilauea
CNN-Hawaii eruption: 'Not the time for sightseeing' in lava-hit neighborhood
The Washington Post-‘This is heartbreaking’: Lava burns more homes on Hawaii’s Big Island as new fissures form

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *