Início » Economia » Internacional » Exagerar na cafeína prejudica produtividade
SAÚDE

Exagerar na cafeína prejudica produtividade

A cafeína é um gatilho para a adrenalina, que estimula a reação de luta ou fuga

Exagerar na cafeína prejudica produtividade
A cafeína atrapalha a qualidade do sono, reduzindo o sono REM, o sono profundo que recupera o corpo (Foto: Pixabay)

A maioria das pessoas começa a tomar café para ficar mais alerta ou para melhorar o humor. Muitos estudos sugerem que a cafeína melhora, em curto prazo, tarefas cognitivas como memória e atenção. No entanto, uma nova pesquisa da Escola Médica Johns Hopkins revelou que o aumento do desempenho é apenas o resultado de uma reversão da abstinência da cafeína. Ou seja, a melhora não acontece quando não há abstinência. Basicamente, a falta de cafeína reduz o desempenho cognitivo da pessoa e tem um impacto negativo em seu humor. Logo, parece que beber mais cafeína é a única forma de voltar ao normal. Quando o indivíduo faz isso, ele tem a sensação de estar nas alturas. No entanto, na verdade, ele só está voltando ao seu estado normal por um período curto.

A cafeína é um gatilho para a adrenalina, que estimula a reação de luta ou fuga quando se enfrenta uma ameaça. Quando alguém está fugindo de um urso, por exemplo, essa reação é ótima, mas ela não é tão boa quando a pessoa só tem que responder um email. Não é a toa que irritabilidade e ansiedade são os efeitos mais comuns da cafeína.

O autocontrole, foco, memória são reduzidos quando você não dorme o suficiente ou não tem um sono de qualidade. A cafeína atrapalha a qualidade do sono, reduzindo o sono REM, o sono profundo que recupera o corpo. Consequentemente, você está cansado no dia seguinte. Então, você toma café ou um energético para se sentir melhor. A abstinência da cafeína e o pouco tempo dormindo fazem com que você se sinta ainda mais cansado durante a tarde, então você bebe mais café, colocando mais cafeína na sua corrente sanguínea, o que prejudica o sono de noite.

Como qualquer estimulante, a cafeína é viciante. Por isso, se você decide diminuir a quantidade de cafeína, é preciso fazer isso aos poucos e sob acompanhamento médico. Os pesquisadores descobriram que a abstinência de café causa dor de cabeça, fadiga, insônia e dificuldade na concentração.

 

Fontes:
Quartz-Overdoing it on caffeine is killing your productivity

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. regina disse:

    É preciso ter muito cuidado com este tipo de informação. Quando Fidel assumiu Cuba, imediatamente os cientistas norte-americanos iniciaram um pesado combate ao consumo de açúcar.

  2. Beraldo disse:

    Café é uma bênção de Deus a humanidade.

    Com pouco açúcar, de manhã cedinho, beba sem moderação!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *