Início » Economia » Internacional » Explosão atinge usina nuclear na França
FRANÇA

Explosão atinge usina nuclear na França

Prefeitura descarta ‘risco nuclear’; acidente aconteceu na sala de máquinas que fica fora da zona nuclear

Explosão atinge usina nuclear na França
Usina Nuclear de Flamanville, na região da Normandia, na França (Foto: EDF)

Nesta quinta-feira, 9, uma explosão ocorreu na usina nuclear de Flamanville, da companhia Électricité de France (EDF), que fica na região da Normandia. A Prefeitura explicou que a explosão não foi um acidente nuclear e que não há riscos.

“Uma peça mecânica, um ventilador da sala de máquinas, que não tem contato com as instalações nucleares, provavelmente superaqueceu com produção de fumaça por uma razão técnica de ser determinada”, afirmou a prefeitura.

“Foi um acontecimento técnico significativo, mas não se trata de acidente nuclear”, porque a explosão ocorreu “fora da zona nuclear”, disse Olivier Marmion, chefe de gabinete do prefeito.

“Cinco pessoas estão levemente intoxicadas, mas não estao feridas”, disse. Apesar do problema não ter sido na zona nuclear, a produção do reator 1 da usina nuclear foi interrompida por conta do acidente.

Segundo a EDF, “um princípio de fogo teve início por volta das 9h40 (6h40 em Brasília) na sala de máquinas e foi imediatamente controlado pelas equips da central”. A empresa afirmou que quando os bombeiros chegaram, já não havia mais fogo.

A usina nuclear de Flamanville está em funcionamento desde os anos 1980. Um novo reator nuclear de terceira geração (EPR) está sendo construído desde 2007. Ele é mais seguro e potente que os atuais, mas sua construção sofreu vários atrasos e não terminará antes de 2018.

Fontes:
O Globo-Explosão atinge usina nuclear na França e deixa feridos
Uol-Explosão ocorre em usina nuclear na França; governo descarta riscos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *