Início » Economia » Internacional » Ford anuncia corte de 7 mil postos de trabalho
'REDUÇÃO DE CUSTOS'

Ford anuncia corte de 7 mil postos de trabalho

Segunda maior montadora americana planeja cortar 10% de sua força de trabalho ao redor do mundo. Somente nos EUA, serão 2.300 demissões

Ford anuncia corte de 7 mil postos de trabalho
Demissões têm como foco, em especial, cargos de alto escalão (Foto: Wikimedia/Marcin Mincer)

A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira, 20, que irá demitir 7 mil funcionários de sua empresa ao redor do mundo, no intuito de cortar 10% da força de sua trabalho total.

As demissões serão feitas através de programas de demissões compulsórias ou de programas de desligamento voluntário.

Segundo a Ford, o plano, que inclui o corte de 2.300 postos de trabalho nos EUA, vai gerar à empresa uma economia anual de US$ 600 milhões.

Em paralelo, também haverá cortes em postos na Europa. Porém, ainda não está claro em como esses cortes afetarão os 12 mil funcionários da empresa no Reino Unido.

Segundo o presidente-executivo da Ford, Jim Hackett, “o número total de postos afetados no Reino Unido ainda está para ser determinado”.

Em março deste ano, a Ford anunciou que desligaria 5 mil funcionários na Alemanha, entre funcionários do quadro fixo, temporários e intermitentes.

A Ford é a segunda maior montadora americana a anunciar um plano de demissão em massa. Em fevereiro deste ano, a General Motors anunciou a demissão de 14 mil funcionários, sendo 4 mil nos Estados Unidos.

De acordo com Hackett, a nova onda de demissões teria como foco, principalmente, cargos de alto escalão, como gerências.

“Para ter sucesso em nossa competitiva indústria, e alocar a Ford em uma posição de liderança em um futuro de rápidas mudanças, precisamos reduzir a burocracia, capacitar gestores, acelerar tomadas de decisões, dar ênfase aos trabalhos de maior retorno e cortar custos”, afirmou o presidente-executivo.

Hackett acrescentou que a reestruturação foi elaborada de forma a auxiliar a empresa a criar uma “força de trabalho mais dinâmica, ágil e capacitada e, ao mesmo tempo, mais apta para o ambiente de negócios”.

Fontes:
BBC- Carmaker Ford announces 7,000 job cuts

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *