Início » Economia » Internacional » Incêndio faz com que cidade inteira seja evacuada no Canadá
80 MIL HABITANTES

Incêndio faz com que cidade inteira seja evacuada no Canadá

Cerca de 80 mil pessoas deixaram a cidade e acabaram bloqueando a única rota possível

Incêndio faz com que cidade inteira seja evacuada no Canadá
Ainda não se sabe a causa inicial do incêndio (Foto: Flickr/jasonwoodhead23)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Desde o último fim de semana, um incêndio atinge a cidade de Fort McMurray, na província de Alberta, no Canadá. O local é a principal zona de areias betuminosas, área onde se explora petróleo.  Os bombeiros não conseguiram deter o fogo e, por isso, houve evacuações na noite da última terça-feira, 3.

Cerca de 80 mil pessoas deixaram a cidade e acabaram bloqueando a única rota possível, a estrada 63. Com o engarrafamento, muitos motoristas levaram cinco horas ou mais para viajar cerca de 19 km.

Nesta quarta-feira, 4, o primeiro-ministro Justin Trudeau prometeu “total apoio” do governo federal nos esforços de combate ao incêndio. Ele também disse que estava chegando ofertas de apoio de vários governos locais de todo o Canadá.

O ministro da defesa, Harjit Sajjan, disse que militares aguardavam para oferecer toda a ajuda solicitada. Alberta é lar de várias bases militares, portanto, tropas, equipamentos e aviões estão relativamente ao alcance.

Aviões e helicópteros jogaram água e produtos químicos para deter o fogo, mas a velocidade do incêndio e as frequentes mudanças em sua direção não permitiam que o combate fosse feito por terra, segundo Laura Stewart, um porta-voz do governo provincial.

Com a evacuação, Fort McMurray ficou sem gasolina, e alguns motoristas ficaram sem combustível na estrada ao tentar deixar a cidade.

Stewart disse que ainda não se sabe a causa inicial do incêndio. No entanto, ela acrescentou que o inverno e a primavera foram anormalmente secos e quentes. Nesta semana, a temperatura chegou a 32°C e a umidade relativa é de 13%, o que é raro até no auge do verão em Fort McMurray.

Fontes:
The New York Times-A cidade de Fort McMurray é a principal zona de areias betuminosas, local onde se explora petróleo
G1-Incêndio florestal ameaça cidade no Canadá; moradores deixam região

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *