Início » Economia » Internacional » Ministro do Exterior alemão visita o Brasil
VIAGEM OFICIAL

Ministro do Exterior alemão visita o Brasil

Em uma turnê pela América Latina, Heiko Maas pretende promover uma conferência de ministros a ser realizada em maio deste ano, em Berlim

Ministro do Exterior alemão visita o Brasil
A visita do ministro ocorre em um momento conturbado entre Berlim e Brasília (Foto: Sandro Halank/Wikimedia)

O Ministro do Exterior da Alemanha Heiko Maas irá iniciar nesta segunda-feira, 29, uma viagem pela América Latina, a começar pelo Brasil. Após a visita, o ministro seguirá para a Colômbia e México.

O ministro visitará, primeiramente, a cidade de Salvador, onde irá se encontrar com ativistas que lutam pelos dos direitos das mulheres. Depois, irá se reunir com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro Ernesto Araújo em Brasília.

A viagem de Maas tem como intuito promover uma conferência de ministros do Exterior latino-americanos, a ser realizada em 28 de maio, em Berlim, na Alemanha. A reunião visa fortalecer a sociedade civil, a democracia e os direitos humanos na América Latina. Maas, que atualmente é presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, pretende estreitar os laços entre as relações econômicas, culturais e políticas na América Latina.

Na visita a Brasília, Maas deverá tratar sobre a retomada das consultações intergovernamentais entre os países, uma parceria estratégica que se encontra suspensa.

A aproximação com os latino-americanos também é vista como uma reação à grande influência da China na região. Além disso, a visita do ministro pretende criar um contrapeso em relação a países como a Rússia e os Estados Unidos, que estão cada vez mais afastados de um mundo multilateral.

A visita do ministro ao país ocorre em um momento conturbado, principalmente entre Brasília e Berlim, que são unidas há décadas por cooperações econômicas. Além disso, com a eleição de Bolsonaro, a Alemanha prometeu que iria avaliar o presidente com base em seus atos, visto que Bolsonaro é classificado por críticos como racista e misógino, o que esfriou ainda mais a relação do Brasil com a Alemanha.

Desde 2008, o Brasil é o único país da América do Sul a manter parcerias estratégicas com a Alemanha. Porém, em 2017, as consultações intergovernamentais entre os países foram suspensa devido à crise política interna do Brasil.

Fontes:
DW-Ministro do Exterior alemão visita Brasil em turnê pela América Latina

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *