Início » Vida » Comportamento » Moradores de Roma organizam protesto em frente à prefeitura
DESCASO DAS AUTORIDADES

Moradores de Roma organizam protesto em frente à prefeitura

'Queremos mostrar aos que governam Roma desde junho de 2016 que nós, cidadãos, não toleramos o descaso das autoridades'

Moradores de Roma organizam protesto em frente à prefeitura
Moradores de Roma estão organizando um protesto contra a situação de abandono da cidade pelas autoridades locais. (Foto: Pixabay)

Cansados das latas de lixo espalhadas pela cidade, dos buracos nas ruas e de incêndios em ônibus, os moradores de Roma estão organizando um protesto contra a situação de abandono da cidade pelas autoridades locais.

A mensagem é clara. “Queremos mostrar aos que governam Roma desde junho de 2016 que nós, cidadãos, não toleramos o descaso das autoridades”, disse Emma Amiconi, porta-voz de um grupo de seis mulheres que lideram o protesto, ao jornal Corriere della Sera.

Uma campanha no Facebook atraiu mais de 15 mil seguidores e a manifestação se realizará no dia 27 de outubro em frente à prefeitura. Um vídeo que será exibido no local mostra a belíssima arquitetura de Roma e seus famosos monumentos, como a Fontana di Trevi, junto a imagens de javalis vasculhando o lixo acumulado nas ruas.

A poucos metros do Palácio do Quirinal, a residência do presidente italiano, o lixo não foi recolhido. Mas os funcionários da empresa encarregada da coleta de lixo, Ama, planejam mais uma greve em 22 de outubro.

O vídeo também mostra a imagem de um ônibus que se incendiou em uma movimentada rua comercial no centro da cidade em maio. Esse foi o décimo incêndio de ônibus em Roma desde janeiro. Em maio, os moradores atribuíram a morte de um motociclista aos buracos nas ruas.

Muitos romanos culpam a prefeita, Virginia Raggi, do partido Movimento 5 Estrelas pelos problemas da cidade. Amiconi disse que o protesto é um ato de “amor a Roma” e um pedido para que as autoridades “assumam suas funções com seriedade e competência”.

A manifestação foi criticada por Massimiliano Tonelli, fundador do site Roma Fa Schifo, que descreve os problemas da cidade.

“É um protesto sem um programa de ação”, disse Tonneli. “É uma mensagem que mostra o abandono e a decadência de Roma, um fato evidente para todos os moradores. Porém, as pessoas que protestam são as mesmas que se opõem a soluções. Por exemplo, o acúmulo de lixo é resultado, em parte, da falta de estações de tratamento de resíduos sólidos, mas os que se queixam do acúmulo de sujeira nas ruas se opuseram à construção de um centro de tratamento de lixo”.

Segundo Tonelli, a manifestação pode ter um efeito oposto ao desejado. “Sem uma estratégia objetiva o protesto pode fortalecer a posição de Raggi. Na verdade, é uma crítica a um governo populista, com o uso de métodos populistas.”

Fontes:
The Guardian- Five Star Movement faces 'populist' revolt over Rome's decay

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *