Início » Economia » Internacional » Neblina gerada pelo vulcão Kilauea chega às Ilhas Marshall
HAVAÍ

Neblina gerada pelo vulcão Kilauea chega às Ilhas Marshall

Neblina cobriu as Ilhas Marshall, que ficam a cerca de 3.700 km de distância do Havaí, e segue em direção aos Estados Federados da Micronésia

Neblina gerada pelo vulcão Kilauea chega às Ilhas Marshall
Vista aérea do topo do Kilauea (Foto: U.S. Geological Survey)

Entrando em sua quarta semana de atividades, o vulcão Kilauea, na Ilha Grande do Havaí, continua com erupções vigorosas na área de Leilani Estates e Lanipuna Gardens, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. No último domingo, 27, a neblina decorrente das erupções chegou a cobrir as Ilhas Marshall, que ficam a cerca de 3.700 quilômetros de distância do Havaí.

Distância entre Havaí e Ilhas Marshall

A neblina é conhecida como “vog”, que representa a junção dos termos “fumaça vulcânica” em inglês. Meteorologistas orientaram os residentes com problemas respiratórios a ficarem dentro de casa nas Ilhas Marshall. Além disso, as linhas aéreas e as empresas de frete foram alertadas sobre a “baixa visibilidade”.

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, a vog já está seguindo em direção aos Estados Federados da Micronésia. A fumaça deve chegar em Kisrae, Pohnpei e possivelmente Chuuk nos próximas dias.

Nesta segunda-feira, 28, o Serviço Geológico dos Estados Unidos alertou que a emissão de gás vulcânico continua muito alta nas fissuras vulcânicas do Kilauea. O Havaí continua em alerta vermelho. O vulcão Kilauea é um dos mais ativos do mundo e um dos cinco que ficam na Ilha Grande do Havaí. As erupções começaram no dia 3 de maio.

Leia também: Lava invade usina geotérmica no Havaí

Fontes:
The Guardian-'Vog' from Kilauea volcano blankets Marshall Islands, 3700km away
USGS-HAWAIIAN VOLCANO OBSERVATORY STATUS REPORT

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *