Início » Economia » Internacional » Noruega pode dar montanha à Finlândia
ALPES ESCANDINAVOS

Noruega pode dar montanha à Finlândia

Pico seria um presente em comemoração aos cem anos da declaração da independência da Finlândia

Noruega pode dar montanha à Finlândia
Ponto mais alto da montanha fica na Noruega (Foto: KENT HUGO NORHEIM / KUGO)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um porta-voz da primeira-ministra da Noruega disse que o país está considerando dar um grande presente para sua vizinha Finlândia: uma montanha.

A proposta nada comum é estimulada pelas diferenças topográficas entre os dois países. A Noruega tem várias montanhas, enquanto que a Finlândia, não. O ponto mais alto da Finlândia é a montanha de Halti, que tem cerca de 1.331 metros de altura. No entanto, o topo da montanha não é da Finlândia, mas da Noruega. Para a Noruega, o pico não está nem entre os 200 mais altos do país.

No final do ano passado, uma ideia de um norueguês, chamado Bjørn Geirr Harsson, começou a circular: a de que a Noruega devia dar o pico de Halti para a Finlândia. Harsson foi funcionário da autoridade norueguesa responsável pelo mapeamento do país. Seu filho chegou a fazer uma página no Facebook chamada “Halti como um presente de aniversário”. A página, que já tem mais de 15 mil curtidas, pede que a Noruega dê o topo da montanha como presente para Finlândia em comemoração aos cem anos de aniversário da declaração de independência da Finlândia, que se separou da Rússia em 1917. Para isso, bastaria que a linha demarcatória da fronteira entre os dois países fosse ligeiramente alterada.

A ideia pegou. O ministério do Exterior da Finlândia chegou a apoiar a ideia pelo Twitter. As autoridades norueguesas, por sua vez, quase não falavam sobre o assunto. No entanto, na última semana, a primeira-ministra norueguesa Erna Solberg disse que sabe da proposta, que não tem uma opinião formada sobre o assunto, mas que o gabinete está levando a proposta em consideração.

 

Fontes:
The Washington Post-Norway’s prime minister says it might give Finland a mountain

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *