Início » Economia » Internacional » ONU localiza mais de 200 valas coletivas em território do Isis no Iraque
DESCOBERTA NO IRAQUE

ONU localiza mais de 200 valas coletivas em território do Isis no Iraque

Estima-se que, no total, as valas contêm de 6.000 a 12.000 corpos. Descoberta pode servir de prova dos crimes cometidos pelo grupo extremista

ONU localiza mais de 200 valas coletivas em território do Isis no Iraque
A ONU especula que sul de Mossul pode conter milhares de corpos (Foto: Picryl)

A ONU (Organização das Nações Unidas) confirmou a descoberta de mais de 200 valas comuns, contendo de 6.000 a 12.000 corpos em regiões do Iraque que eram controladas pelo Estado Islâmico (Isis).

Os túmulos verificados pontuam o norte do Iraque como um “legado de terror”, e as descobertas das valas poderão ser utilizadas como provas de crimes cometidos pelo grupo extremista. A informação foi confirmada pelo escritório da ONU no Iraque e o escritório de Direitos Humanos nesta terça-feira, 6. As sepulturas, datadas entre 2014 e 2017, confirmam o domínio do Estado Islâmico nos territórios.

Alguns túmulos localizados na província iraquiana de Salahuddin contêm restos mortais das vítimas do massacre de Camp Speicher, que ocorreu em 2014, quando extremistas mataram certa de 1.700 pessoas da segurança iraquiana e cadetes do exército. Em alguns casos, os militantes apenas deixavam os corpos em poços, ao invés de cavar covas coletivas.

“Embora seja difícil determinar o número total de pessoas nessas fossas, acredita-se que a maior esteja em Jasfa, ao sul de Mossul, que pode conter milhares de corpos”, relatou o comunicado da missão da ONU. As diretorias responsáveis não conseguiram ser contatadas para um pronunciamento imediato.

O Iraque venceu o domínio de território do Estado Islâmico no ano de 2017. Porém, alguns militantes ainda controlam parte do território próximo à fronteira da Síria e o governo iraquiano continua reivindicando a responsabilidade do grupo por sequestros e explosões no país.

Fontes:
ABC News-UN verifies 200 mass graves left by Islamic State in Iraq

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *