Início » Economia » Internacional » Pesquisadores testam vacina contra colesterol alto
SAÚDE

Pesquisadores testam vacina contra colesterol alto

Vacina, chamada de AT04A, foi desenvolvida para evitar que depósitos de gordura obstruam as artérias

Pesquisadores testam vacina contra colesterol alto
Primeira fase dos testes em humanos deve acabar ainda este ano (Foto: Opas)

Quem tem colesterol alto, tem que tomar diariamente um remédio. Embora o medicamento seja barato e eficiente, muitas pessoas não gostam de tomar remédio todos os dias ou simplesmente se esquecem de tomar na correria do dia a dia. Em alguns casos, pode haver efeitos colaterais. Por isso, pesquisadores estão estudando uma vacina que serviria como reforço anual para aumentar a imunidade dos pacientes.

Há mais de um tipo de colesterol. O LDL é conhecido como colesterol ruim, já o HDL é conhecido como colesterol bom. O excesso de colesterol ruim aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A vacina, chamada de AT04A, foi desenvolvida para evitar que depósitos de gordura obstruam as artérias.

Como os testes com camundongos foram bem-sucedidos, o tratamento está sendo testado em 72 voluntários. O estudo foi publicado no European Heart Journal. Segundo Guenther Staffler, pesquisador da Affiris (empresa austríaca da biotecnologia que produziu a vacina), serão necessários pelo menos seis anos de teste para avaliar se o tratamento é seguro e eficiente para ser usado em humanos. A primeira fase, que foi lançada em 2015, na Universidade Médica de Viena, deve acabar ainda este ano.

Apesar de substituir os remédios, a vacina não dispensaria a importância de realizar atividades físicas ou de manter uma alimentação saudável. A ideia é que o imunizante ajude o organismo a atacar uma proteína chamada PCSK9, que permitiria ao LDL se acumular na corrente sanguínea.

Em camundongos, a vacina reduziu o LDL em 50% em um período de 12 meses e pareceu proteger contra o acúmulo de depósitos de gordura nas artérias. Além de fatores genéticos, uma alimentação não saudável, alto consumo de álcool, fumo e inatividade podem ocasionar o colesterol alto.

Fontes:
BBC-Cientistas testam vacina contra colesterol para prevenir doenças cardíacas
The Guardian- Cholesterol-lowering vaccine jab to stop heart attacks could be close

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *