Início » Economia » Produção industrial chinesa tem pior desempenho em 17 anos
ECONOMIA

Produção industrial chinesa tem pior desempenho em 17 anos

Produção expandiu 4,4% em agosto deste ano, menor taxa para o mês desde fevereiro de 2002. Resultado compromete a expansão do PIB da China neste ano

Produção industrial chinesa tem pior desempenho em 17 anos
Expansão em julho havia sido de 4,8% - anteriormente, o menor índice em 17 anos (Foto: AK Rockefeller/Flickr)

A produção industrial da China registrou no último mês de agosto seu pior desempenho em 17 anos. A produção industrial cresceu em agosto apenas 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado, o menor volume desde fevereiro de 2002.

O fraco desempenho surpreendeu os especialistas, que tinham previsto uma expansão de 5,2%, ficando levemente acima dos 4,8% do último mês de julho.

“Temos de ser conscientes de que a instabilidade e as incertezas internacionais estão aumentando significativamente e que, no cenário interno, os problemas econômicos estruturais ainda são importantes”, afirmou o porta-voz da Agência Nacional de Estatísticas da China, Fu Linghui.

O fraco desempenho industrial afeta diretamente o Produto Interno Bruto (PIB) da China. De acordo com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, é “muito difícil” para a China manter uma expansão da economia de 6% ou mais diante do cenário internacional.

“Para a China, manter um crescimento de seis por cento ou mais é muito difícil diante do cenário atual de uma complicada situação internacional e de uma base relativamente alta, e essa taxa está na vanguarda das principais economias do mundo”, destacou Keqiang.

A economia chinesa tinha expandido apenas 6,2% no trimestre entre abril e junho. Analistas dizem que o crescimento econômico chinês desacelerou ainda mais neste terceiro trimestre, segundo noticiou a agência de notícias Al Jazeera.

Fontes:
AFP-Produção industrial chinesa registra menor nível de crescimento em 17 anos
Al Jazeera-'Very difficult' for China's economy to grow at 6 percent: Li

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *