Início » Vida » Ciência » Seria o início para o fim da Malária?
INTERNACIONAL

Seria o início para o fim da Malária?

Pesquisadores conseguem alterar DNA de mosquito transmissor e acreditam na extinção da doença

Seria o início para o fim da Malária?
Alteração em DNA de mosquito transmissor pode acabar com a malária em 15 anos (Foto: PxHere)

Em um artigo recém-publicado, biólogos anunciaram o sucesso de um experimento genético que causa uma disfunção sexual em mosquitos transmissores da malária

Em 2016, a malária, uma doença causada por um parasita e transmitida por mosquitos, infectou 194 milhões de pessoas, provocando 445 mil mortes na África.

Em experimentos com a espécie Anopheles gambiae,  mosquito transmissor da malária, uma equipe de biólogos liderada por Andrea Crisanti, professor de Parasitologia Molecular do Imperial College de Londres, manipulou o gene doublesex, que determina o sexo de vários insetos, para que as fêmeas em cada geração não pudessem mais picar ou se reproduzir.

Em um artigo publicado na revista científica Nature Biotechnology, Crisanti e seus colegas escreveram que depois de 7 a 11 gerações, a população de mosquitos extinguiu-se devido à falta de descendentes.

Tentativas anteriores para causar a extinção de mosquitos geneticamente modificados em laboratório enfrentaram a resistência das mutações, nas sequências do DNA manipulados pelos cientistas, como resultado do mecanismo de defesa do processo de seleção natural.

A tecnologia da genética dirigida foi descrita em 2003, em um estudo de Austin Burt, biólogo do Imperial College de Londres, e coautor do novo artigo. Segundo Burt, com o sucesso do novo experimento é possível prever um estudo de campo na África em um prazo de cinco anos.

Esse avanço mostra que a tecnologia da genética dirigida poderia erradicar uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. “Se não houver atrasos técnicos ou problemas regulatórios, será possível eliminar a malária em grandes regiões da África em um período de 15 anos”, disse Burt.

Fontes:
The New York Times-Giving Malaria a Deadline

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *