Início » Economia » Internacional » Sorrir tem impacto positivo direto no humor
ESTUDO

Sorrir tem impacto positivo direto no humor

Estudo aponta que expressões faciais influenciam os sentimentos

Sorrir tem impacto positivo direto no humor
Conclusão, no entanto, não se aplica a problemas de saúde mental, como a depressão (Foto: Pixabay)

Enquanto muitos acreditam instintivamente que o sorriso pode nos fazer sentir melhor, a teoria tem sido questionada há anos por acadêmicos e estimulado pesquisas sobre o tema.

Em um estudo, publicado na revista Psychological Bulletin, psicólogos americanos analisaram quase 50 anos de dados de mais de 100 estudos que tentaram determinar se as expressões faciais podem afetar o humor das pessoas.

Os estudos, que incluíram mais de 11 mil pessoas em todo o mundo, concluíram que o sorriso faz as pessoas se sentirem mais felizes, enquanto que as carrancas (ou cara fechada) fazem com que se sintam mais zangadas, assim como franzir a testa faz com que se sintam mais tristes.

“A sabedoria convencional nos diz que podemos nos sentir um pouco mais felizes se simplesmente sorrirmos. Ou que podemos nos deixar com um humor mais sério se fizermos cara feia. Mas os psicólogos discordaram sobre essa ideia por mais de 100 anos”, diz o pesquisador líder do estudo, Nicholas Coles, estudante de doutorado da Universidade do Tennessee.

A equipe de pesquisa explicou que a controvérsia em torno da teoria se intensificou em 2016, quando 17 equipes de pesquisadores não conseguiram reproduzir um experimento bem conhecido, mostrando que o sorriso pode fazer as pessoas se sentirem mais felizes.

“Alguns estudos não encontraram evidências de que expressões faciais possam influenciar sentimentos emocionais. Mas não podemos nos concentrar nos resultados de qualquer estudo. Os psicólogos testam essa ideia desde o início dos anos 1970, então queríamos examinar todas as evidências”, diz Coles.

Como resultado, a equipe de cientistas se propôs a reunir um conjunto maior de dados, usando uma técnica estatística chamada meta-análise – o exame de dados de vários estudos independentes sobre o mesmo assunto – para combinar dados de 138 estudos globais.

De acordo com os resultados da meta-análise, as expressões faciais têm um impacto nos sentimentos. Enquanto Coles descreve os resultados como “animadores”, ele aponta que o impacto de sorrir nos sentimentos era pequeno, o que significa que a pesquisa não deve ser usada como uma maneira de tratar problemas de saúde mental, como a depressão.

“Não achamos que as pessoas possam alcançar a felicidade com um sorriso. Mas essas descobertas são empolgantes porque fornecem uma pista sobre como a mente e o corpo interagem para moldar nossa experiência consciente de emoção. Ainda temos muito a aprender sobre esses efeitos de feedback facial, mas essa meta-análise nos coloca um pouco mais perto de entender como as emoções funcionam”, conclui Coles

Fontes:
The Independent-SMILING HAS A DIRECT POSITIVE IMPACT ON YOUR MOOD, SCIENTISTS SAY

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *