Início » Economia » Internacional » Sul asiático sofre com pior monção dos últimos anos
CHUVAS TORRENCIAIS

Sul asiático sofre com pior monção dos últimos anos

Mais de 1,2 mil pessoas já morreram na Índia, em Bangladesh e no Nepal por conta de inundações geradas por chuvas torrenciais

Sul asiático sofre com pior monção dos últimos anos
Inundação em Mumbai, cidade indiana (Foto: Shailesh Andrade)

Quase todo ano, as monções causam inundações no sudeste asiático. No entanto, nos últimos anos, não se via uma situação tão ruim como a que está acontecendo agora.

Durante o verão na região, que vai de junho a agosto, países como Índia, Bangladesh e Nepal sofrem com chuvas torrenciais, por causa da mudança da direção do vento, fenômeno conhecido como monção. Por outro lado, durante o inverno, entre dezembro e fevereiro, o efeito é contrário. Nos últimos dias, mais de 1,2 mil pessoas morreram nos três países por conta de inundações. Num momento em que os Estados Unidos enfrentam a tempestade tropical Harvey, o sul asiático também pede socorro.

As chuvas torrenciais estão causando desmoronamentos, danificando estradas e varrendo as casas. Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC, na sigla em inglês), as inundações já afetaram mais de 7,4 milhões de pessoas em Bangladesh. No estado de Bihar, na Índia, 514 pessoas já morreram. Segundo o Starits Times, o número de vítimas fatais no estado de Uttar Pradesh, também na Índia, é de 109. Já no Nepal, desmoronamentos já mataram mais de 100 pessoas, segundo a IFRC.

Na última terça-feira, 29, choveu o equivalente a 12,7 cm na cidade de Mumbai, o que paralisou o transporte público e prendeu milhares de pessoas em seus trabalhos. Para se ter uma ideia, em 2005, as inundações mataram mais de 500 pessoas na cidade. A maioria das vítimas vivia em favelas, onde mora mais da metade da população da cidade.

A previsão meteorológica é que as chuvas continuem nas próximas 24 horas. Várias empresas estão fornecendo comida e lugar para os funcionários ficarem nos escritórios. Templos também estão oferecendo comida e água para a população presa na rua. O ministro de Educação pediu para que todas as escolas e faculdades de Mumbai se mantenham fechadas esta quarta-feira, 30.

Fontes:
The Guardian- Floods paralyse Mumbai as India and region are hit by heaviest rains in years

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. carlos alberto martins disse:

    quando do Tsunami que atingiu o Japão,já previa em meu depoimento que as tragedias seriam cada vez maiores.vejamos o porque.assim como a roda de um carro estiver desbalanceada,a trepidação será enorme.agora vejamos.o mundo levou milhões de anos para que em sua rotação colocar tudo muito bem balanceado.com a criação do ser humano as agressões ao globo foram de tal fórma que o está tirando do eixo.a transposição de bilhões de toneladas de ferro para lugares opostos,as grandes represas como aa do Egito,as grandes megalópolis,a destruição de floresta,e outras agressões ao nosso planeta para sustentar a raça humana que se estende como ratos de esgotos,a previsão é catastróficas,sendo possivel até o sumisso de continentes inteiros. vale a pena lembrar que os cientistaa já avisaram que o planeta esta saindo do eixo. nem DEUS nos salva.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *