Início » Economia » Internacional » Terremoto abala ilha da Grécia
MAGNITUDE DE 6,8

Terremoto abala ilha da Grécia

Terremoto de magnitude de 6,8 atingiu a Ilha de Zaquintos nesta madrugada, causando transtornos e graves danos a uma torre bizantina do século XII

Terremoto abala ilha da Grécia
Apesar de danos matérias em Zakynthos, ninguém ficou feridos (Foto: Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Moradores da Ilha de Zaquintos, na Grécia, passaram a madrugada desta sexta-feira, 26, na rua após um terremoto de magnitude de 6,8 atingir a região. Foram registrados danos, porém, ninguém ficou ferido.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), informou que o terremoto ocorreu por volta de 1h55 no horário local (19h55, no horário de Brasília). O epicentro foi no mar, com 16,6 quilômetros de profundidade, a 35,9 quilômetros a sudoeste de Lithakia, parte sul de Zaquintos. Após o tremor, foram registradas cerca de 35 réplicas, com magnitude de 5,1, de acordo com a Associated Press. Relatos dizem que o tremor foi sentido em Atenas e em vários países como Malta, Itália, Albânia e sul da Turquia.

Pavlos Kolokotsas, prefeito de Zaquintos disse à imprensa que toda a situação está sob controle e que os danos foram ocasionados principalmente por deslizamentos de terra. Segundo a imprensa, uma torre bizantina do século XII sofreu danos graves.

Por medida de precaução, as escolas permanecerão fechadas, assim como todos os serviços públicos da ilha. Os danos principais foram registrados nas cidades de Laganas e Agios Sostis. O fornecimento elétrico foi sido interrompido, porém, já foi restabelecido.

Houve um deslocamento da doca, no porto de Zaquintos, mas não houve danos às embarcações. Porém, todos os barcos tiveram que ser retirados do local. Autoridades solicitaram que as pessoas não entrem em casas e prédios com risco de desabamento.

A parte oeste e sul de Peloponeso tem diversas falhas tectônicas e é bastante afetada por terremotos. Apesar de nem sempre causarem vítimas, em 2017 a ilha sofreu um terremoto de 6,7 graus de magnitude, deixando duas pessoas mortas e vários danos para a Ilha de Kos, localizada no Mar Egeu. Em 1982, outro terremoto ocasionou a morte de 20 pessoas em Calamata. Com a magnitude de 6,2 o ele causou o desabamento de inúmeras casas.

Fontes:
G1-Moradores de ilha grega passam a madrugada na rua após terremoto

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *