Início » Economia » Internacional » Torre Eiffel ganhará o maior jardim de Paris
INTERNACIONAL

Torre Eiffel ganhará o maior jardim de Paris

O projeto é liderado pela prefeita de Paris com o intuito de reduzir o número de veículos na capital francesa

Torre Eiffel ganhará o maior jardim de Paris
A primeira parte da obra deve ser concluída até 2024 (Foto: Max Pexel)

Um dos pontos mais visitados de Paris será reformado e, no meio deste projeto existe um plano em criar o maior jardim da cidade. O projeto paisagístico, elaborado por uma empresa sediada em Londres, também transformará uma ponte próxima, a Pont d’Iéna, em uma passagem toda gramada e arborizada, ligando os jardins ribeirinhos de cada lado do Rio Sena, com piscinas, fontes e miniparques.

A primeira etapa do projeto foi financiada pela empresa que opera a Torre Eiffel e deve ser concluída em 2024 a tempo das Olimpíadas.

Este é o elemento mais recente de uma campanha liderada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, com o intuito de reduzir o número de veículos na capital francesa. Hidalgo, que tenta a reeleição em 2020, já fechou longos trechos de ambas as rodovias para veículos. Além disso, também reformulou sete praças da cidade, restringindo estradas e dando mais espaço para pedestres, ciclistas e scooters. De acordo com a prefeita, essa medida é para que Paris se torne uma cidade “onde você possa soltar a mão de seu filho”

“Estamos realmente almejando uma meta de pedestres alta. Vamos ter um esplêndido jardim onde poderemos ouvir os pássaros cantando”, disse Hidalgo ao anunciar o projeto da Torre Eiffel no último mês.

“É um lugar que se tornará um espaço para caminhar, passear e respirar… A natureza tomará seu lugar mais uma vez ao lado dessa herança excepcional”, declarou a prefeita.

Mary Bowman, da empresa de arquitetura Gustafson Porter + Bowman, vencedora da competição para redesenhar a área ao redor da Torre Eiffel, revelou que o objetivo era unificar o local do Trocadero à École Militaire através do Palais de Chaillot, da Pont d’Iéna e da Torre Eiffel para criar um “corredor biodiverso”.

“Este é um projeto fantástico para se trabalhar como arquiteto paisagista. A natureza icônica do local faz dele uma oportunidade única para nós. É uma honra e privilégio”, disse Bowman ao Guardian.

A Torre Eiffel recebe cerca de sete milhões de visitantes por ano, embora muitos milhões admirem a Dama de Ferro através do Camps de Mars, um dos símbolos mais reconhecidos no mundo e um objeto de beleza de engenharia. A área ao redor, no entanto, é menos inspiradora, incluindo rodovias movimentadas e o puro e desalmado Champ de Mars, que nunca deixou de ser usado como um campo de parada militar.

A segunda etapa, que começará após os Jogos Olímpicos de 2024, deverá ser concluída até 2030.  Uma consulta pública foi aberta para o projeto de € 72 milhões (£ 64 milhões) e o trabalho deve começar no final do próximo ano ou no início de 2021.

Fontes:
The Guardian - Eiffel Tower revamp to turn roads into garden in heart of Paris

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *