Início » Economia » Internacional » Aplicativo Uber é multado na França
MULTA DE 800 MIL EUROS

Aplicativo Uber é multado na França

Tribunal francês considerou o aplicativo culpado por 'práticas comerciais enganosas' e 'cumplicidade no exercício ilegal da profissão de motorista de táxi'

Aplicativo Uber é multado na França
Protesto contra Uber em junho de 2015 (Foto: Youtube)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O aplicativo de caronas pagas Uber foi considerado culpado num tribunal francês, junto com dois executivos da empresa. O aplicativo é centro de uma polêmica ao redor do mundo por conta da concorrência com o serviço de táxis.

Leia mais: Protestos contra o Uber geram caos em Paris

Na última quinta-feira, 9, o tribunal declarou a sentença de culpado por “práticas comerciais enganosas” e “cumplicidade no exercício ilegal da profissão de motorista de táxi”. A empresa recebeu uma multa de 800 mil euros. Além disso, o diretor da Uber na Europa Ocidental, Pierre-Dimitri Gore-Coty, e o diretor na França, Thibaud Simphal, foram multados em 30 mil euros e 20 mil euros, respectivamente. No entanto, tanto a Uber quanto os executivos não devem pagar mais do que a metade da multa a não ser que cometam outro crime.

A França é o segundo maior mercado no mundo de receitas do aplicativo. Os executivos passaram uma noite na cadeia em junho passado. O julgamento no tribunal começou em fevereiro por conta da revolta dos taxistas contra o UberPop, que conectava passageiros com motoristas sem licença profissional.

Na França, a população adotou rapidamente o serviço da Uber. No entanto, a resistência do monopólio taxista é grande, o lobby poderoso tem ligações históricas com o Partido Socialista e com a polícia. O monopólio acusa a empresa de tentar destruir seu negócio.

 

Fontes:
Financial Times-Uber found guilty of starting ‘illegal’ car service by French court
G1-Tribunal francês multa Uber por serviço de transporte ilegal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *