Início » Economia » Internacional » União Europeia multa AB Inbev por ‘abuso de posição dominante’
NEGÓCIOS

União Europeia multa AB Inbev por ‘abuso de posição dominante’

Segundo investigação da Comissão Europeia, a cervejaria restringiu importação e vendeu marca de bebida mais cara na Bélgica do que na Holanda

União Europeia multa AB Inbev por ‘abuso de posição dominante’
A AB InBev é a maior cervejaria do mundo, dona de 500 marcas de cerveja (Foto: Reprodução/AB Inbev)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A cervejaria belgo-brasileira AB InBev, número um do mundo, foi multada em 200 milhões de euros pela Comissão Europeia por impedir a exportação de uma popular cerveja holandesa para a Bélgica.

De acordo com um comunicado de Margrethe Vestanger, comissária europeia para a Concorrência, “os consumidores belgas pagaram mais por sua cerveja favorita como resultado da estratégia deliberada da AB InBev de limitar as vendas transfronteiriças”.

O caso é referente à marca Jupiler, que representa 40% do mercado cervejeiro belga. Segundo a comissão, entre os anos de 2009 e 2016, a AB InBev vendeu a marca para atacadistas e vajeristas mais cara na Bélgica do que na Holanda, onde enfrenta um grande aumento na concorrência.

Segundo a investigação, aberta pela Comissão Europeia em 2016, para impedir a importação da cerveja da Holanda para a Bélgica, a AB InBev utilizou estratégias para continuar dominando o mercado.

A cervejaria passou a limitar o volume vendido a atacadistas holandeses para frear as importações para a Bélgica. Em paralelo, os varejistas da Holanda foram proibidos de criar promoções para seus clientes belgas. O “abuso de posição dominante” também se configurou na supressão do idioma francês, que é obrigatório na Bélgica nos rótulos de produtos na Holanda.

A AB InBev, que comprou a ex-rival SABMiller no final de 2016, para se tornar a maior cervejaria do mundo, foi beneficiada com uma redução de 15% da multa aplicada pela comissão por ter cooperado durante o inquérito.

Atualmente, a AB InBev tem 500 marcas de cerveja no mundo, tendo dobrado seu lucro líquido já no primeiro trimestre deste ano, totalizando US$ 2,5 bilhões.

Fontes:
AFP- UE multa a AB InBev por 'abuso de posição dominante' na Bélgica

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *