Início » Economia » Internacional » WhatsApp limita envio de mensagens para combater fake news
CONTRA FAKE NEWS

WhatsApp limita envio de mensagens para combater fake news

Medida impedirá que o usuário encaminhe a mesma mensagem para mais de cinco contatos diferentes

WhatsApp limita envio de mensagens para combater fake news
Mecânica do encaminhamento de mensagens tem sido alvo de críticas por contribuir para a desinformação (Foto: Flickr)

Para combater a disseminação da desinformação, os usuários do WhatsApp serão impedidos de encaminhar a mesma mensagem para mais de cinco pessoas ou grupos, mediante a uma nova lei implementada pelo aplicativo.

A vice-presidente de políticas e comunicação da empresa, Victória Grand, anunciou a nova medida em um evento realizado em Jacarta, nesta segunda-feira, 21, segundo a Reuters.

O limite de envio de mensagens foi inicialmente estabelecido na Índia, em julho do ano passado, após o aplicativo ter sido responsabilizado por uma onda de assassinatos e linchamentos, na qual pelo menos 22 pessoas morreram por conta de falsas mensagens que afirmavam que traficantes estavam chegando ao estado indiano de Gujarat para sequestrar crianças para vender.

Em uma nota, o WhatsApp afirmou que o limite imposto para o encaminhamento de mensagens “ajudaria a manter o WhatsApp da maneira que foi projetado: um aplicativo para mensagens privadas”.

A mecânica do encaminhamento de mensagens tem sido alvo de críticas por disseminar uma onda de notícias falsas, uma vez que, quando encaminhadas, não existe a possibilidade de saber quem efetuou o disparo em massa.

Em um artigo de opinião publicado pelo New York Times, no período antecedente às eleições no Brasil, críticos acreditavam ser possível que o disparo de mensagens instantâneas tenha afetado o resultado final. Devido a isso, três acadêmicos pediram para que a companhia limitasse o número de envio de mensagens.

Atualmente o Facebook é o dono da plataforma do WhatsApp e foi solicitado que o mesmo restringisse as transmissões para que um único usuário não pudesse enviar o mesmo texto para dezenas de pessoas, além de solicitar, também, que os grupos tivessem um número máximo de usuários. Porém, o WhatsApp não respondeu nenhuma das questões levantadas.

 

Leia também: Fake news: quando as imagens mentem
Leia também: Como escapar da mentira na era da desinformação

Fontes:
The Guardian-WhatsApp puts limit on message forwarding to fight fake news

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *