Início » Economia » Economia se mantém estagnada no terceiro trimestre
Brasil

Economia se mantém estagnada no terceiro trimestre

Resultado já era previsto por analistas do IBGE

Economia se mantém estagnada no terceiro trimestre
Produção industrial caiu 0,6% em outubro (Reprodução/ Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O PIB brasileiro não registrou crescimento no terceiro trimestre de 2011 em relação ao trimestre anterior, mas ainda mantém posição favorável em relação às maiores economias do mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,1%.

No segundo trimestre o PIB registrou aumento de 0,7%. Ao todo o crescimento nos três primeiros trimestres de 2011 foi de 3,2% e nos últimos 12 meses, 3,7%. Por conta da desaceleração da economia mundial, analistas do IBGE já previam a estagnação ou até mesmo uma queda do PIB.

Cenário global

As economias de Japão e Estados Unidos, no entanto, mostram sinais de recuperação. A taxa de desemprego norte-americana caiu de 9% para 8,6% de outubro a novembro, trazendo esperanças para o setor econômico. Na Europa a situação já não é tão positiva por conta da crise do euro. Os maus desempenhos de Itália, Portugal, Grécia e Espanha levantam dúvidas sobre a continuidade da existência da moeda única. Dentro do bloco, apenas a Alemanha registrou crescimento econômico, com uma alta de 0,5% no terceiro trimestre e baixa taxa de desemprego.

A crise internacional afetou a indústria brasileira, cuja produção caiu 0,6% em outubro, maior retração desde a recessão causada pela crise econômica de 2009. A queda de produção começou em agosto em decorrência das crises norte-americana e europeia e das medidas para conter a inflação. O auge da produção industrial foi em março, e desde então a queda foi de 4,7%. Segundo o IBGE, 20 dos 27 setores pesquisados tiveram queda. Apesar das retrações dos setores de indústria e serviços, a agropecuária teve aumento de 3,2% no terceiro trimestre.

Fontes:
Folha de S. Paulo - PIB do Brasil fica estável, mas continua melhor do que países ricos
Estadão - Com indústria e serviços em queda, economia fica estagnada no 3º tri

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *