Início » Economia » Em meio à greve geral, Itália anuncia pacote de cortes de gastos
Crise

Em meio à greve geral, Itália anuncia pacote de cortes de gastos

Dentre as medidas anunciadas está a criação de uma taxa sobre a renda dos ricos

Em meio à greve geral, Itália anuncia pacote de cortes de gastos
Greve prejudicou os transportes públicos (Reprodução/O Globo)

Em meio a uma greve geral que praticamente parou o país, o governo italiano divulgou na terça-feira, 6, detalhes do plano de austeridade econômica para equilibrar o orçamento para o ano que vem.

Leia também: Central sindical da Itália convoca greve geral

Dentre as medidas anunciadas estão o aumento do imposto sobre valor agregado (IVA), de 20% para 21%, e a criação de uma taxa de 3% sobre a renda dos ricos. Também haverá atrasos na aposentadoria de mulheres empregadas no setor privado a partir de 2014.

O ministro da Defesa, Ignazio La Russa, disse que a nova taxa para os ricos será aplicada a rendas superiores a 300 mil ao ano, em vez dos 500 mil anunciados em comunicado do governo.

“Das três novas medidas, só o aumento do IVA terá um impacto imediato e mensurável. Para que os investidores possam ter uma visão mais positiva da Itália, serão necessárias medidas para incentivar o crescimento da economia”, disse Riccardo Barbieri Hermitte, chefe do escritório europeu da Mizuho International.

Greve
Trabalhadores entraram em greve em toda a Itália nesta terça-feira enquanto o governo de Berlusconi tentava assegurar a aprovação parlamentar de um pacote de austeridade econômica, para economizar 45 bilhões de euros. A greve na Itália foi convocada pela CGIL, maior sindicato italiano, e atingiu os transportes públicos, e, inclusive, o tráfego aéreo.

Fontes:
O Globo - Governo italiano detalha pacotes de corte de gastos e trabalhadores fazem greve

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *