Início » Economia » Escândalo da Petrobras afetou sistema financeiro suíço
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Escândalo da Petrobras afetou sistema financeiro suíço

Ministério Público suíço afirmou que o sistema financeiro do país foi seriamente afetado pelo escândalo

Escândalo da Petrobras afetou sistema financeiro suíço
Bancos estão sendo investigados por irregularidades no protocolo (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Ministério Público suíço afirmou que o sistema financeiro do país foi seriamente afetado pelo escândalo de corrupção da Petrobras. Estão em andamento extensas investigações em contas suspeitas de movimentarem dinheiro obtido ilegalmente.

“Os resultados iniciais das investigações indicaram que o sistema financeiro da Suíça foi seriamente afetado pelo escândalo, uma vez que várias pessoas e companhias que já foram indiciadas e condenadas no Brasil conduziam transações suspeitas envolvendo contas na Suíça”, afirmou Walburga Bur, porta-voz do Ministério Público em Berna.

A agência reguladora do mercado financeiro suíço, FINMA, anunciou nesta semana ter aberto investigações contra três bancos que negligenciaram a observação de práticas de combate à lavagem de dinheiro em contas relacionadas ao escândalo da Petrobras.

O objetivo é estabelecer até que ponto esses bancos estão envolvidos no caso e como agiram perante as resoluções de vigilância financeira. Caso se comprove que os bancos agiram incorretamente, eles poderão sofrer sanções como reestruturações compulsórias, confisco de valores, revogação da licença de operação e, em última instância, a liquidação.

Para Maximilian Heywood, da ONG anticorrupção Transparência Internacional, o sistema de prevenção à lavagem de dinheiro foi posto à prova, e o impacto do escândalo brasileiro deixou claro que há falhas. “Assim como no caso da Fifa, o que nós vemos aqui é evidência de múltiplas transações, espalhadas em diversos bancos por um longo período de tempo.”

Já a representante da Associação dos Bancos Suíços, Sindy Schmiegel, interpreta o fato como um “exemplo de que o sistema funciona.”

Fontes:
BBC-Suíça diz que sistema financeiro do país foi seriamente afetado por escândalo da Petrobras

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *