Início » Economia » Estoques de petróleo batem recordes nos EUA
Combustível

Estoques de petróleo batem recordes nos EUA

Aumento da produção no país faz com que 10% do petróleo extraído seja armazenado. Reservas chegam a 425 milhões de barris

Estoques de petróleo batem recordes nos EUA
A produção do Estados Unidos cresceu através da exploração não-convencional (Foto: Reprodução/Internet)

Os estoques de petróleo dos Estados Unidos estão crescendo em ritmo acelerado, quebrando recordes de forma recorrente. O aumento da produção não-convencional, através do xisto,  faz com que mais de 10% do total produzido no país seja armazenado, segundo a consultoria inglesa Capital Economics.

O estoque aumentou em 7,7 milhões de barris na última semana, totalizando 425 milhões de barris. No caso da gasolina, são 243 milhões de barris. No gráfico abaixo é possível ver a comparação entre o aumento da produção dos EUA, linha azul, e a redução na importação do combustível, linha cinza. Segundo a consultoria, a produção em fevereiro de 2015 é um milhão de barris maior que aquela no mesmo mês do ano passado.

A queda nas importações americanas puxa o preço do petróleo para baixo, que fechou em queda de 0,52% nesta quinta-feira, 19, chegando a US$ 60 o barril do tipo Brent.

Em curto prazo essa queda pode ser útil para o Brasil, considerando os custos de importação de combustíveis e derivados que o país paga. Porém, a manutenção desse preço vai  prejudicar a economia dos estados produtores e a produção do pré-sal.

grafico

Fontes:
O Globo-Reservas de petróleo dos EUA batem novo recorde

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *