Início » Economia » Estudo alerta sobre aprofundamento da desigualdade no mundo
Desigualdade mundial

Estudo alerta sobre aprofundamento da desigualdade no mundo

Pesquisa da Oxfam, organização sem fins lucrativos, revela dados sobre a riqueza total das pessoas ao redor do mundo

Estudo alerta sobre aprofundamento da desigualdade no mundo
Algumas das pessoas mais ricas do mundo, segundo lista da 'Forbes' (Reprodução/ Forbes)

Segundo estudo da Oxfam, 1% da população pode controlar mais da metade da riqueza total do mundo no próximo ano. O alerta sobre o aprofundamento da desigualdade mundial vem juntamente com os preparativos para o Fórum Econômico Mundial de Davos, encontro anual que reúne líderes da economia mundial, que acontece nesta semana, na Suíça.

Leia mais: Globalização não reduziu a desigualdade
Leia mais: Em 2060, economia terá menos crescimento e mais desigualdade

As 80 pessoas mais ricas do mundo juntas têm $1,9 trilhões, segundo o estudo, quase o mesmo montante compartilhado por 3,5 bilhões de pessoas que ocupam a metade inferior da escala de renda mundial. E esse 1% mais rico da população controla quase metade da riqueza total do mundo.

O estudo explica que o tipo de desigualdade atual que caracteriza a economia mundial é diferente de tudo visto nos últimos anos. “Entre 2002 e 2010, a riqueza total da metade mais pobre do mundo, considerando o valor atual do dólar, aumentou mais ou menos a mesma porcentagem que a dos bilionários”, disse o estudo. “Entretanto, desde 2010, isso vem diminuindo com o tempo”.

Winnie Byanyima, a diretora da organização, ressaltou que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com menos de $1,25 por dia.

“Nós realmente queremos viver num mundo onde 1% da população tem mais do que o resto das pessoas juntas?”, ela questiona. “A escala de desigualdade mundial é simplesmente impressionante.”

Investidores com interesses em finanças, seguros e saúde tiveram grandes lucros inesperados, segundo a Oxfam. De acordo com dados da lista de bilionários da revista Forbes, as pessoas listadas têm interesse na área farmacêutica. O setor de saúde teve um salto líquido de 47%. A instituição acha que esse rápido crescimento de riqueza dos indivíduos está acontecendo em parte por conta das campanhas lobistas  que protegem e aprimoram seus interesses.

 

Fontes:
The New York Times-Global Wealth Is Flowing to the Richest, Study Finds

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    E como a quantidade de pobres aumenta, as pessoas que tem menos ainda terão que dividir o pouco que tem cada vez com mais pessoas, porque rico não divide, apenas soma e multiplica, por isso são ricos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *