Início » Economia » EUA criam 227 mil empregos em janeiro
MERCADO DE TRABALHO

EUA criam 227 mil empregos em janeiro

Relatório indica que mercado de trabalho no país vem se expandindo a um ritmo saudável

EUA criam 227 mil empregos em janeiro
Os salários cresceram a um ritmo mais lento do que muitos esperavam (Fonte: Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O primeiro relatório sobre emprego desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA revelou que o mercado de trabalho no país vem se expandindo a um ritmo saudável.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 3, as empresas criaram 227 mil vagas em janeiro, embora os salários tenham crescido a um ritmo mais lento do que muitos esperavam, um sinal de que a economia provavelmente ainda tem espaço para crescer antes de que quase todos os que procuram trabalho possam ser empregados.

Os dados divulgados nesta sexta estimularam o mercado de ações dos EUA em direção às altas históricas alcançadas na última semana.

Embora o relatório tenha sido baseado em pesquisas realizadas na semana do dia 12 de janeiro, quando Barack Obama ainda ocupava a presidência, Trump e sua equipe aparentemente querem o crédito pelos números divulgados. Em um encontro com líderes empresariais nesta sexta, Trump afirmou que o seu governo está “trazendo os empregos de volta e reduzindo os impostos”.

O secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, foi além e afirmou que o relatório reflete a confiança do consumidor que o governo Trump tem inspirado.

Até agora, os líderes empresariais e investidores aparentemente estão vendo de forma favorável as promessas de Trump de cortar os impostos, aliviar as regras e investir em infraestrutura.

Economistas dizem que Trump herdou um mercado de trabalho relativamente robusto. A taxa de desempregou caiu para 4,8% nos EUA, praticamente em linha com os níveis anteriores à crise financeira.

O novo governo ainda enfrenta, no entanto, alguns desafios. Os salários, por exemplo, aumentaram apenas 2,5% em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando abaixo do crescimento de 2,8% registrado em dezembro.

A taxa de desemprego U-6, que inclui também as pessoas que desistiram de procurar um emprego e aquelas que trabalham meio período e gostariam de trabalhar período integral, foi de 9,4% em janeiro, uma taxa ainda alta para os padrões históricos. trabalho-eua-reuters

Fontes:
The Washington Post - ‘It’s gonna continue big league': Strong jobs report spurs stocks, has Trump claiming credit

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. laercio disse:

    Tudo é considerar a nação.
    No Brasil é possível a criação imediata de 5 milhões de empregos, basta fazer a justiça prevalecer sobre as politicas de interesses pessoais

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *