Início » Economia » Europa pode ser uma boa opção de destino com dólar forte, diz jornal
Dólar

Europa pode ser uma boa opção de destino com dólar forte, diz jornal

A força do dólar é mais significativa em relação à maioria das moedas europeias, principalmente, ao euro

Europa pode ser uma boa opção de destino com dólar forte, diz jornal
Americanos viajam menos para o exterior que os europeus (Reprodução/Internet)

No mês passado, o Washington Post anunciou que este é um ótimo momento para os americanos viajarem para o exterior. A principal razão? O dólar forte. A Rússia é agora um lugar muito mais barato para os americanos do que há um ano atrás, mas, é claro, há menos razão para viajantes de negócios irem para lá, uma vez que duras sanções contra a Rússia foram introduzidas. A força do dólar é mais significativa em relação à maioria das moedas europeias, em particular o euro.

Mas nem tudo é o que parece ser, explica Evan Soltas, um blogueiro de economia. Um dólar forte, ele argumenta, não tem muita influência nos hábitos de viagem dos americanos. Mas faz com que os estrangeiros não estejam tão propensos a ir para os Estados Unidos. “Na verdade, para cada ponto percentual de aumento no valor do dólar (medido pela taxa de câmbio ponderada pelo comércio real), os gastos de viagens de estrangeiros caem em meio ponto percentual. E esses cortes acontecem imediatamente após o choque na taxa de câmbio”, diz. “Os estrangeiros notam um dólar forte, e eles respondem a isso viajando menos ou gastando menos quando eles vêm [aos Estados Unidos].”

Há uma razão óbvia para explicar por que os americanos não prestam tanta atenção às taxas de câmbio como cidadãos de outros países: eles viajam menos para o exterior. Cerca de um terço dos americanos têm passaporte, em comparação com três quartos dos cidadãos britânicos, por exemplo. O território dos Estados Unidos é enorme. Há muito para ver, e um monte de negócios para fazer dentro de suas próprias fronteiras.

 

Fontes:
The Economist-The power of the almighty dollar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *