Início » Economia » Criação do FMI
NESTA DATA

Criação do FMI

Órgão de fiscalização econômica global foi criado oficialmente em 27 de dezembro de 1944

Criação do FMI
Uma das funções do FMI é favorecer as relações comerciais internacionais (Foto: Wikimedia)

Com sede em Washington, D.C., o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado no dia 27 de dezembro de 1944, tendo sido idealizada durante as conferências de Bretton Woods em julho daquele ano. Seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala mundial.

Os países membros se comprometem a garantir a estabilidade financeira, favorecer as relações comerciais internacionais, implantar medidas para a geração de emprego e desenvolvimento sustentável e buscar formas de reduzir a pobreza.

Cada país tem uma cota na participação do fundo financeiro do FMI, que é estabelecida preliminarmente. Os países mais desenvolvidos são responsáveis pelas maiores cotas e, por conta disso, são eles que gerenciam o órgão. O governo que quiser solicitar empréstimo ao fundo tem de cumprir metas de ajuste fiscal estipuladas pelo FMI, como o ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos e monitoramento cambial.

Quando é acionado por um país em crise econômica, o FMI envia agentes para analisar a situação financeira do mesmo. Os agentes têm como principal objetivo evitar que os problemas econômicos se alastrem e tomem proporções maiores que possam prejudicar a economia global. Por isso, eles são capazes de direcionar medidas para contribuir para a resolução dos problemas.

 

Fontes:
BrasilEscola-FMI e Banco Mundial

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Artur Bez disse:

    Ah tá?

    O FMI foi criado pra garantir estabilidade financeira???

    O FMI suga os países pobres com juros infinitos…

    O FMI é o centro financeiro da máfia mundial narco-belico-capitalista.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *