Início » Cultura » Artes Plásticas » Fox News desfoca seios presentes na obra de Picasso
Moralismo

Fox News desfoca seios presentes na obra de Picasso

O quadro mais caro já leiloado teve partes censuradas pelo canal americano

Fox News desfoca seios presentes na obra de Picasso
O quadro mais caro já leiloado teve partes censuradas na estação de notícias (Foto: Reprodução/Fox News)

Um crítico de arte renomado dos Estados Unidos criticou o canal a cabo Fox News por ser “sexualmente doente” após a emissora ter desfocado os seios que aparecem no quadro “As mulheres de Argel (Versão O)”, de Pablo Picasso. A obra-prima foi vendida por US$ 179 milhões, um recorde, em um leilão em Nova York, na última segunda-feira, 11.

O crítico de arte sênior da revista The New York, Jerry Saltz, expressou sua desaprovação no Twitter.  “O quão sexualmente doentes são os conservadores e a Fox News? Eles embaçaram partes da pintura de Picasso #mentesdoentes”, disse no tweet.

Leia também: Picasso de US$ 179 milhões expõe crescente desigualdade global

Essa consternação foi ecoada por vários outros usuários do Twitter, que rotularam a medida como “bizarra” e “patética”, com um usuário incluindo a hashtag #libereomamilo, fazendo referência à campanha contra a censura da forma feminina.

Na reportagem da Fox5NY, que abrange a cidade de New York, os mamilos de três figuras femininas foram borrados, apesar da sua importância como uma das principais obras de arte.

A obra-prima cubista, de 121x152cm, retrata cortesãs no harém. O artista criou 15 variações de “As mulheres de Argel”, inspirado pelo mestre francês Eugène Delacroix, que, em 1834, tinha pintado “Mulheres de Argel em seus apartamentos”. Picasso embarcou no projeto épico em homenagem ao seu amigo e concorrente Matisse, que morreu em 1954. Sua obra final, de 1955 – Versão O -, é a mais aclamada.

 

 

Fontes:
The Age-Fox news station blurs out breasts on record-breaking Pablo Picasso artwork

2 Opiniões

  1. helo disse:

    O crítico Jerry Saltz acertou em nomear como doença a distorção do quadro de Picasso. Aliás em tudo a Fox me parece fraca e muitas vezes obscurantista, mas desta vez o erro chega a ser hilário.

  2. DJALMA BENTES disse:

    Pura hipocrisia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *