Início » Economia » Francês Jean Tirole ganha o Nobel de Economia
Prêmio Nobel

Francês Jean Tirole ganha o Nobel de Economia

Trabalho do economista analisa a influência do mercado na regulação de grandes empresas

Francês Jean Tirole ganha o Nobel de Economia
Jean Tirole é o primeiro francês a conquistar o prêmio na categoria desde 1988 (Reprodução/Andrew Harrer/Bloomberg)

A Academia Real das Ciências da Suécia informou nesta segunda-feira, 13, que o economista francês Jean Tirole, de 61 anos, foi premiado com o Nobel de Economia 2014. Ele é o primeiro francês a conquistar o prêmio na categoria desde 1988.

Leia mais: Nobel da Paz premia duas figuras sul-asiáticas
Leia mais: Patrick Modiano é premiado com o Nobel de Literatura
Leia mais: ‘Nanoscopia’ leva o Nobel de Química

Tirole é professor da universidade de Tolouse, na França, e se destacou pelo trabalho na área de regulação de mercados; suas teorias auxiliam os governos a controlarem melhor as grandes empresas, sobretudo em setores onde o monopólio ocorre naturalmente.

Para a Academia, Jean Tirole é “um dos mais influentes economistas do nosso tempo”. A entidade destacou que é comum que alguns setores sejam dominados por poucas empresas, fato que costuma gerar consequências “socialmente indesejáveis”, como a alta dos preços.

“Desde os anos 1980, Jean Tirole tem dado fôlego novo à pesquisa desse tipo de falhas do mercado. A sua análise de empresas com poder no mercado une teoria a questões de políticas, como os governos deveriam lidar com os cartéis, e como eles deveriam regular monopólios”, informou em nota a instituição.

O economista agradeceu aos amigos e dedicou o prêmio a Jean-Jacques Laffont, com quem desenvolveu o centro de estudos econômicos em Toulouse:

“Ainda não me recuperei (da emoção), mas imediatamente pensei em todos aqueles que me ajudaram com minha carreira, e minha família, é claro. E em particular a pessoa que começou o trabalho aqui em Toulouse, Jean-Jacques Laffont, que faleceu (em 2004) e provavelmente teria merecido estar comigo hoje recebendo o prêmio”, afirmou Jean Tirole, em entrevista por telefone ao site oficial do Prêmio Nobel.

Fontes:
O Globo-Nobel de Economia vai para economista francês

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *